quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SOU APRENDIZ

Clique e ouça Memórias por André Rieu
Memories by Andre Rieu on Grooveshark
Trabalho apresentado pelo Irmão Chanceler Anderson Cardoso


 Sul 

Só me lembrava daquela forte dor no peito. Como viera eu parar aqui?

O ambiente me era familiar. Já estivera aqui, mas quando? Caminhava sem rumo. Pessoas desconhecidas passavam por mim. Contudo, não tinha coragem da aborda-las. Mas espere, que grupo seria aquele unido e de terno preto? Lógico ! Não estariam indo e vindo de um enterro; hoje em dia é  tão comum pessoas irem ao velório com roupa preta. É claro, são Irmãos. Aproximei-me do grupo. Ao me verem chegar interromperam a conversa. Discretamente apresentei minha carteira de identificação do Gob . Perguntei ansioso o que estava  acontecendo comigo. Respondera-me com muito cuidado e fraternalmente. Havia desencarnado. Fiquei assustado; e a minha família, os meus amigos, como estavam? - Estão bem não se preocupe; no devido tempo você os verá, responderam. 
 Ainda assustado, indaguei os motivos de suas vestes. - Estamos nos encaminhando ao nosso Templo Maçônico, foi a resposta. - Templo Maçônico, vocês tem um? - Sim , claro. Por que não? Senti-me mais à vontade, afinal de contas sou um Grande Inspetor Geral da Ordem e com certeza receberei as honras devidas ao meu elevado Grau. Pedi para acompanha-los, no que fui atendido.
Ao fim da pequena caminhada, divisei o templo. Confesso que fiquei abismado. Sua imponência era enorme. As Colunas do pórtico, majestosas. Nunca vira nada igual. Imaginei como deveria ser seu interior e como me sentiria tomando parte nos trabalhos. Caminhamos em silêncio. Ao chegar ao salão de entrada verifiquei grupo de Irmãos conversando animadamente, porém em tom respeitoso. O que parecia o Líder do grupo que acompanhava chamou a um Irmão que estava adiante. - Irmão : Acompanhai o Irmão recém-chegado e com ele aguarde. Não entendi bem. Afinal, tendo mostrado meus documentos, esperava, no mínimo, uma recepção mais calorosa. Talvez estejam preparando uma surpresa à minha entrada; para o grau 33 não se poderia esperar nada diferente. Verifiquei que os Irmãos formavam o cortejo para a entrada ao Templo. A  distância, não pude ouvir o que diziam, contudo, uma luminosidade esplendorosa cercou a todos. Adentraram silenciosamente no Templo. Comigo ficou o Irmão designado pelo Venerável . De tanta emoção não conseguia dizer nada. O Tempo passou ....... não pude medir quanto. A porta do Templo se entreabriu e o Irmão Mestre de Cerimônias encaminhando-se a mim comunicou que seria recebido. Ajeitei o paletó, estufei o peito, verifiquei se minhas comendas não estavam desleixadas e caminhei com ele. Tremia um pouco, mas quem não o faria em tal circunstância? Respirei fundo e adentrei ritualisticamente ao Templo. Estranho ...... Esperava encontrar luxuosidade esplendorosa, muito ouro e riquezas. Verifiquei rapidamente, no entanto, uma simplicidade muito grande. Uma luz brilhante, vindo não sei de onde iluminava o ambiente. Cumprimentei o Venerável Mestre e os Vigilantes na forma usual . Ninguém se levantou à minha entrada. Mantinham-se calados e respeitosos. Não sabia o que fazer... Aguardava ordens .... e elas vinham na voz firme do Venerável: Você é Macom ? Reconhecendo a necessidade de novamente apresentar meus documentos , o fiz .
Aguardei, seguro, a pergunta seguinte. Em seu lugar o V.:.M.:. dirigindo-se aos presentes, perguntou? - Os Irmãos aqui presentes, o reconhecem como Maçom? Assustei-me. O que era isso? Por que tal pergunta? - O silêncio foi total. E dirigindo-se à mim, o Venerável emendou : - Mas caro Irmão visitante, os Irmãos aqui presentes não o reconheceram como Maçom. - Como não! Disse eu. - Não vêem minhas insígnias? Não verificaram meus documentos e comendas? - Sim caro Irmão, retrucou o Venerável. Contudo não basta ter ingressado na Ordem, ter diplomas, insígnias e comendas. Para ser Maçom é preciso antes de tudo, ter construído o seu Templo Interior, mas verificamos que tal não ocorreu com o Irmão. Observamos ainda que, apesar de ter tido todas as oportunidades de estudo e de ter o maior dos Graus, não absorveu seus ensinamentos. Sua passagem pela Arte Real foi efêmera. - Como efêmera? Vocês que tudo sabem são observaram minhas atitudes fraternas? Fui interrompido. - Irmãos, vejamos então sua defesa.     Automaticamente desenhou-se na parede algo parecido com uma tela imensa de televisão e na imagem reconheci-me junto a um grupo de irmãos tecendo comentários desrespeitosos contra a Administração de minha Loja. Era verdade. Envergonhei-me. Tentei justificar, mas não encontrava argumentos. Lembrei-me então de minhas ações beneficentes, indaguei-os sobre tal. Mudando a imagem como se trocassem de canal, vi-me colocando a mão vazia no Tronco de Beneficência. Era fato, costumeiramente, o fazia por achar que o óbolo não seria bem usado. Por não ter o que argumentar, calei-me e lágrimas de remorso brotaram-me aos olhos. Decidi a retirar-me cabisbaixo e estanquei ao ouvir a voz autoritária e ao mesmo tempo fraterna do Venerável: - Meu Irmão. Reconhecemos suas falhas, quando o orbe terrestre e na Maçonaria. Contudo, reconhecemos também, que o Irmão foi iniciado em nossos Augustos Mistérios. Prometemos em suas iniciações protege-lo e o faremos. O Irmão terá a oportunidade de consertar seus erros, afinal todos nós aqui presentes já cometemos um dia. Descanse neste Plano o tempo necessário e, ao voltar à matéria para novas experiências, nós o encaminharemos novamente para a Ordem Maçônica, sua nova caminhada com certeza será mais promissora e útil. Saí decepcionado, mas estranhamente aliviado. Aquelas palavras parecem ter me tirado um grande peso. Com certeza ali eu desbastara um pedaço de minha pedra Bruta. Acordei, sobressaltado e suando. Meu coração disparado. Levantei-me assustado mas com certa alegria no peito. Havia sonhado?? Dirigi-me ao guarda-roupa. Meu terno ali estava. Instintivamente retirei do meu paletó as medalhas, insígnias e comendas, guardando-as numa caixa. 
    Ainda emocionado e com os olhos molhados de lágrimas dirigi-me à minha mesa, com as mãos trêmulas e cheio de uma alegria envolvente retirei o Ritual de Aprendiz  Maçom.     No dia seguinte ao dirigir-me à minha Loja, somente levei o Avental de Aprendiz e humildemente sentei-me ao fundo da Coluna do Sul .
....precisava lapidar minha P.:B.:
Do site filhosdehiram.blogspot.com.br
Autor desconhecido 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

LIVRE E DE BONS COSTUMES

Clique e ouça C'era una volta il west
C'era una volta il west by Richard Clayderman on Grooveshark

O QUE É “SER LIVRE E DE BONS COSTUMES” NA CONCEPÇÃO MAÇÔNICA?

Livre e de Bons Costumes implica que, apesar de todo homem ser livre na real acepção da palavra, pode estar preso a entraves sociais que o privem de parte de sua liberdade e o torne escravo de suas próprias paixões e preconceitos. Assim é desse jugo que se deve libertar, mas, só o fará se for de Bons Costumes, ou seja, se já possuir preceitos éticos (virtudes) bem fundamentados em sua personalidade.
O ideal dos homens livres e de bons costumes, que nossa sublime Ordem nos ensina, mostra que a finalidade da Maçonaria é, desde épocas mais remotas, dedicar-se ao aprimoramento espiritual e moral da Humanidade, pugnando pelos direitos dos homens e, pela Justiça, pregando o amor fraterno, procurando congregar esforços para uma maior e mais perfeita compreensão entre os homens, a fim de que se estabeleçam os laços indissolúveis de uma verdadeira fraternidade, sem distinção de raças nem de crenças, condição indispensável para que haja realmente paz e compreensão entre os povos. 
Livre, palavra derivada do latim, em sentido amplo quer significar tudo o que se mostra isento de qualquer condição, constrangimento, subordinação, dependência, encargo ou restrição. 
A qualidade ou condição de livre, assim atribuído a qualquer coisa, importa na liberdade de ação a respeito da mesma, sem qualquer oposição, que não se funde em restrição de ordem legal e, principalmente moral. Em decorrência de ser livre, vem a liberdade, que é faculdade de se fazer ou não fazer o que se quer, de pensar como se entende, de ir e vir a qualquer parte, quando e como se queira, exercer qualquer atividade, tudo conforme a livre determinação da pessoa, quando não haja regra proibitiva para a prática do ato ou não se institua princípio restritivo ao exercício da atividade. 
Bem verdade é que a maçonaria é uma escola de aperfeiçoamento moral, onde nós homens nos aprimoramos em benefício de nossos semelhantes, desenvolvendo qualidades que nos possibilitam ser, cada vez mais, úteis à coletividade. Não nos esqueçamos, porém, que, de uma pedra impura jamais conseguiremos fazer um brilhante, por maior que sejam nossos esforços. 
O conceito maçônico de homem livre é diferente, é bem mais elevado do que o conceito jurídico. Para ser homem livre, não basta Ter liberdade de locomoção, para ir aqui ou ali. Goza de liberdade o homem que não é escravo de suas paixões, que não se deixa dominar pela torpeza dos seus instintos de fera humana.
Não é homem livre, não desfruta da verdadeira liberdade, quem esta escravizado a vícios. Não é homem livre aquele que é dominado pelo jogo, que não consegue libertar-se de suas tentações. Não é homem livre, quem se enchafurda no vício, degrada-se, condena-se por si mesmo, sacrifica voluntariamente a sua liberdade, porque os seus baixos instintos se sobrepuseram às suas qualidade, anulando-as.
Maçom livre é o que dispõe da necessária força moral para evitar todos os vícios que infamam que desonram que degradam. O supremo ideal de liberdade é livrar-se de todas as propensões para o mal, despojar-se de todas as tendências condenáveis, sair do caminho das sombras e seguir pela estrada que conduz à prática do bem, que aproxima o homem da perfeição intangível. 
Sendo livre e por conseqüência, desfrutando de liberdade, o homem deve sempre pautar sua vida pelos preceitos dos bons costumes, que é expressão, também derivada do latim e usada para designar o complexo de regras e princípios impostos pela moral, os quais traçam a norma de conduta dos indivíduos em suas relações domésticas e sociais, para que estas se articulem seguindo as elevadas finalidades da própria vida humana. 
Os bons costumes referem-se mais propriamente à honestidade das famílias, ao recato das pessoas e a dignidade ou decoro social. 
A idéia e o sentido dos bons costumes não se afastam da idéia ou sentido de moral, pois, os princípios que os regulam são, inequivocamente, fundados nela. 
O bom maçom, livre e de bons costumes, não confunde liberdade, que é direito sagrado, com abuso que é defeito, crê em Deus, ser supremo que nos orienta para o bem e nos desvia do mal. O bom maçom, livre e de bons costumes, é leal. Quem não é leal com os demais, é desleal consigo mesmo e trai os seus mais sagrados compromissos, cultiva a fraternidade, porque ela é a base fundamental da maçonaria, porque só pelo culto da fraternidade poderemos conseguir uma humanidade menos sofredora, recusa agradecimentos porque se satisfaz com o prazer de haver contribuído para amparar um semelhante. 
O bom maçom, livre e de bons costumes, não se abate jamais se desmanda não se revolta com as derrotas, porque vencer ou perder são contingências da vida do homem, é nobre na vitória e sereno se vencido, porque sabe triunfar sobre os seus impulsos, dominando-os, pratica o bem porque sabe que é amparando o próximo, sentindo suas dores, que nos aperfeiçoamos. 
O bom maçom, livre e de bons costumes, abomina o vício, porque este é o contrário da virtude, que ele deve cultivar, é amigo da família, porque ela é a base fundamental da humanidade. O mau chefe de família não tem qualidades morais para ser maçom, não humilha os fracos, os inferiores, porque é covardia, e a maçonaria não é abrigo de covardes, trata fraternalmente os demais para não trair os seus juramentos de fraternidade, não se desvia do caminho da moral, quem dele se afasta, incompatibiliza-se com os objetivos da maçonaria. 
O bom maçom, o verdadeiro maçom, não se envaidece, não alardeia suas qualidades, não vê no auxílio ao semelhante um gesto excepcional, porque este é um dever de solidariedade humana, cuja prática constitui um prazer. Não promete senão o que pode cumprir. Uma promessa não cumprida pode provocar inimizade. Não odeia, o ódio destrói só a amizade constrói. 
Finalmente, o verdadeiro maçom, não investe contra a reputação de outro, porque tal fazer é trair os sentimentos de fraternidade. O maçom, o verdadeiro maçom, não tem apego aos cargos, porque isto é cultivar a vaidade, sentimento mesquinho, incompatível com a elevação dos sentimentos que o bom maçom deve cultivar. 
Os vaidosos buscam posições em que se destaquem; os verdadeiros maçons buscam o trabalho em que façam destacar a maçonaria. 
O valor da existência de um maçom é julgado pelos seus atos, pelo exercício do bem.
Klebber S Nascimento do site Arte Real

terça-feira, 20 de agosto de 2013

PARABÉNS PELO DIA DO MAÇOM

A LOJA MAÇÔNICA ALPHA E ÔMEGA PARABENIZA TODOS OS MAÇONS ESPALHADOS PELO UNIVERSO , QUE A NOSSA UNIÃO CONTINUE  CADA VEZ MAIS FORTE E VIBRANTE .




PARABÉNS A TODOS OS MAÇONS




20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM BRASILEIRO

Por vezes perguntamos. O que tem levado tantos homens, no mundo inteiro, a abraçar esta Instituição, seguir e difundir seus princípios?
Acreditamos que o motivo fundamental é porque confiamos nos principios sobre os quais ela foi construída: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Crer nos ideais de buscar a perfeição e praticar a beneficência. Aperfeiçoar-se e servir.
Há a lição da irmandade. O sagrado sentimento de união entre os Irmãos, que nos traz a cada sessão e nos faz permanecer num fraterno e imorredouro abraço.
Homens de bons propósitos, perseguindo, incansavelmente, a perfeição. Homens preocupados em ser, em transcender, num preito à espiritualidade e a crença no que é bom e justo. Pregam o dever e o trabalho. Dedicam especial atenção à manutenção da família, ao bem estar da sociedade, à defesa da Pátria e o culto ao Grande Arquiteto do Universo.
Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam.
Porque o dia 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom no Brasil?
“Em setembro de 1918, o Irmão Antenor de Campos Moura, então Venerável da Loja “Fraternidade de Santos”, propunha ao Grande Oriente do Brasil a instituição do “Dia do Maçom”, que seria comemorado não só como um dia de festa, mas também como um dia de beneficência e de caridade.
Na data fixada, as Lojas de todo o Brasil deveriam realizar uma sessão que fosse Econômica, ou Magna de Iniciação, ou branca; não deveria ser exigido que se cumprisse um programa arcaico e muitas vezes despido de interesse.
Cada Loja que fizesse uma reunião como bem entendesse. Qualquer data poderia ser para o “Dia do Maçom”; a data poderia ser aquela em que esse projeto fosse aprovado.”
Posteriormente foi fixada a data de 20 de agosto, sendo aceita e comemorada por todos.
A explicação para a determinação do dia 20 de agosto baseou-se na histórica Sessão conjunta das Lojas “Comércio e Artes” e “União e Tranqüilidade”, no Rio de Janeiro, onde o Ir∴ Gonçalves Ledo pronunciara um discurso inflamado, fazendo sentir a necessidade de proclamar-se a Independência do Brasil, cuja proposição foi aprovada pelos presentes e registrada em ata no 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, interpretado como se fosse o dia 20 de agosto.
Na realidade, autores referem um erro histórico, dada a utilização equivocada do calendário gregoriano, ao invés do calendário equinocial, utilizado para o registro da sessão, onde o ano se inicia no dia 21 de março, que leva a reunião para o dia 09 de setembro.
O que isso tem haver com a nossa Independência em 7 de setembro?
O 20 DE AGOSTO, DIA DO MAÇOM, foi escolhido, porque nessa data, que realmente a nação se tornou independente, por força e decisão da maçonaria.
E é uma efeméride nacional consagrada e, como tal, deve ser comemorada com toda pompa, pois a Maçonaria em muito contribuiu para a efetiva emancipação político-social do Brasil e os Maçons de um modo geral devem reverenciar seus membros responsáveis pelas idéias e as efetivas ações, mas sempre sabedores da verdade histórica.
- Esta data consta do art.179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil e do art. 275 do Regulamento, ordenando a comemoração da data no dia 20 de agosto.
Desde 1923, encontra-se na BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO, a Certidão das Atas do Grande Oriente do Brasil, de 1822, com o título DOCUMENTOS PARA A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA, VOLUME I, LISBOA – RIO DE JANEIRO, 1923 – A MAÇONARIA E A INDEPENDÊNCIA.
Neste documento, grafa quando se refere à “Ata da Sessão de 20 do 6º mês Ano 1822”, a data correspondente no calendário Gregoriano como “(9 de setembro)”.
Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na ARLS Arte e Comércio em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil.
Por causa do discurso proferido, a proposta foi votada e aprovada por todos os presentes.
A cópia da ata dessa reunião foi encaminhada inmediatamente a D. Pedro I que se encontrava também viajando e, recebeu tal decisão às margens do riacho do Ipiranga em 7 de setembro, ocasião que o Imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e mesmo determinação da maçonaria brasileira.
De qualquer maneira, vamos comemorar.

Foi também instituído, em 1994, nos Estados Unidos, o DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM, comemorado em 22 de fevereiro, data de nascimento de GEORGE WASHINGTON, o artífice principal da independência daquele país.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PRECE DO MAÇOM

Prece do Maçom

Oh! Supremo Arquiteto do Universo,
Faça que minhas decisões, meus dias, meus pensamentos,
Sejam os exatos reflexos dos seus ensinamentos,
E eu possa, assim, caminhar com integridade...
Quando fizer algo em favor dos outros,
Que meu nome seja simplesmente, como os demais, citado,
Sendo em tempo algum, jamais exaltado,
Pois, apenas estarei cumprindo minha obrigação de Maçom.
Supremo Arquiteto do Universo,
Fazei com que eu não me sinta inebriado por nada,
Que minhas palavras brotem do fundo do coração,
E não sejam, simples arranjos de letras fabricados em meu cérebro e transmitidos,apenas para causar comoção!!!
Não permita que meu ego aprenda a conjugar somente a primeira pessoa do singular,
Incute em meu ser, o sentido do "nós"!!!
E que minhas ações sejam corretas e se difundam, brandamente,
Por intermédio da minha voz.
Se um dia detiver o poder em minha vida profana,
Que seja ele manso, digno, algo que não se ufana,
Posto que é efêmero!
Que eu não imponha regras quando ajudar a um irmão,
Pois deverei fazê-lo com carinho, desprendimento, empolgação,
Não permita que eu aprenda a julgar...
Ensina-me a perdoar,
A não guardar ódio em meu coração,
Pois se assim não for, serei apenas mais um na multidão.
Sentimentos como a cobiça e a vaidade,
Afaste-os do meu caminho.
Pois, caso contrário, é certo que um dia estarei sozinho.
E assim, quando o limite máximo me for imposto,
Que a serenidade esteja presente em meu rosto,
Que a alegria do dever cumprido se faça presente.
Ai então, os amigos haverão de lembrar que pela repetição dos meus atos,
Colecionei e emoldurei todos os fatos,
Se não fiz melhor, ao menos tentei.
Não importa quem eu seja,
Aprendiz, companheiro, mestre ou venerável,
Devo trazer o rosto sempre afável,
Pois esta é a verdadeira razão...
Gestos, sinais, simbologias,
Para dar sentido às nossas vidas, muitas vezes, vazias.
É por isso que nos reunimos...
Para tratarmos de assuntos que enlevam o espírito,
Para polirmos nossas imensas pedras brutas,
Para vivermos em paz, para vencermos nossas lutas...
Combater o despotismo, a tirania, os vícios humanos,
Referimo-nos aos de fora como profanos,
E muitas vezes, cometemos as mesmas e velhas falhas!!!
Supremo Arquiteto,
Obrigado pela oportunidade que eu tive,
Obrigado pelos irmãos que ganhei,
E, especialmente, por esta vida que passei!!!
Se outra oportunidade me fosse dada,
Se outra vida pudesse ser vivida,
Se tivesse a opção de escolher,
Seria eu novamente um membro dessa loja,
Onde se aplicam normas de consciência e retidão,
E assim, teria eu novamente a chance de poder dizer,
Que fui um verdadeiro Maçom !!!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HOMENAGEM AOS PAIS

Ouça uma das canções apresentadas pelo coral :
Fabio Junior - Pai (Original) by any song in the world on Grooveshark
Ainda registrando dores da recente  perda , a Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Alpha e Ômega  homenageou neste dia 13 de Agosto , todos os pais presentes com uma confraternização no salão de festas da Loja . Houveram  as apresentações do Coral do Núcleo Servos Maria de Nazaré , da   Cunhada Ilma que presenteou os pais com um lindo poema de sua autoria , além de um belíssimo jantar . Foi também homenageado todos os aniversariantes do mês de Agosto pelo Chanceler Anderson Costa .
Segue abaixo o poema de autoria da nossa Ilustre Cunhada Ilma de Souza :

Pai é segurança : ao seu lado nada nos amedronta
Pai é amor : ele tudo faz para nos ver felizes e realizados
Pai é amigo : é aquele em quem confiamos e queremos sua orientação segura. É quem está do nosso lado em todos os momentos , por mais difíceis que sejam
Pai é carinho : é no aconchego de seus braços que podemos repousar em paz
Pai é a soma de tudo isso , mas em resumo pai é apenas a figura que Deus escolheu para ajudá-lo aqui na Terra na difícil missão de ser Pai 
É aos nossos pais que não estão mais aqui conosco, eu peço a Deus que nosso amor , carinho e saudade possam ser transformados em luzes para iluminar seus caminhos . 
Que Deus ilumine a todos vocês !!!


GRUPO DE SERESTA DO NÚCLEO SERVOS MARIA DE NAZARÉ
COMPONENTE DO GRUPO CANTOU PAI DE FÁBIO JR
COMPONENTE DO GRUPO RECITOU UM BELO POEMA EM HOMENAGEM AOS PAIS

CUNHADA LINA PRESIDENTE DA FRATERNIDADE FEMININA

CUNHADA ILMA DE SOUZA  RECITANDO O SEU POEMA EM HOMENAGEM AOS PAIS 











sábado, 10 de agosto de 2013

DIA DOS PAIS


Tudo é do pai by Padre Fábio de Melo on Grooveshark
PARABÉNS A TODOS OS PAIS , UM ABRAÇO FORTE DA LOJA MAÇÔNICA ALPHA E ÔMEGA


Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
A história mais conhecida nos tempos modernos em comemoração ao dia dos pais é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo, no ano de 1909, em razão da admiração que sentia, por este ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, dezenove de junho.
Aos poucos a data passou a ser difundida a outras famílias da cidade onde moravam, no estado de Washington, sendo espalhada por todo país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.
Porém, o primeiro registro de homenagem a um pai surgiu na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, onde um jovem modelou e esculpiu um cartão para seu pai, desejando sorte, saúde e muitos anos de vida.
Nos Estados Unidos a data ficou estabelecida para ser comemorada no terceiro domingo de junho, assim como África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, dentre outros. Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no primeiro domingo de setembro; na Rússia, no dia vinte e três de fevereiro; na Tailândia, no dia cinco de dezembro; e na Itália, no dia 19 de março, dia de São José.
A data passou a ser comemorada no Brasil a partir de 1953. Várias entidades da imprensa se juntaram a fim de promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com trinta e um filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.
Ao se tornar pai, o homem passa a ter responsabilidades com seus filhos, devendo sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção.
Segundo a Constituição Federal do Brasil, de 1988, o pai tem direito a cinco dias de licença após o nascimento de seus filhos, onde terá tempo para auxiliar a mãe do recém-nascido e fazer o registro do mesmo, em cartório.
O sucesso da comemoração dessa data é muito grande, movimentando bastante o comércio, pois os filhos oferecem presentes aos seus progenitores. Neste dia, os pais recebem atenção e carinho, tornando a data um dia diferente e muito especial para todos.
Jussara de Barros Pedagoga

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

UM BALUARTE DA ALPHA E ÔMEGA




Neste último dia 06 de agosto o Irmão Klinger Porfírio , Membro Honorário da Loja Maçônica Alpha e Ômega , foi convidado pelo Venerável Mestre Clésio Ferreira Mateus , para fazer uma homenagem ao saudoso Irmão Edson Alves , que fez sua passagem ao Oriente Eterno no último dia 29 de Julho . O Irmão Klinger descreveu com muita emoção a trajetória do saudoso Irmão .
Após a sua Iniciação na Loja Maçônica Ciência e Trabalho no Oriente de Ituiutaba M.G. , o Edson se agigantou na realização de trabalhos naquela Oficina , onde logo se destacou . Por motivos profissionais se transferiu para o Oriente de Uberlândia ,  filiando-se na Loja Maçônica Cláudio das Neves , onde seu pai o Saudoso Irmão Chiquinho era membro .Convidado por Irmãos foi um dos fundadores que aceitaram e absorveram no seus íntimos o projeto de fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Alpha e Ômega , onde no local funcionava um centro comunitário que estava precisando além de estrutura física também um apoio espiritual . Através de um árduo trabalho juntamente com os fundadores , começaram a construção do Templo que hoje abriga quatro Lojas , fazendo promoções de pizzas para a compra de materiais de construção e gastos com mão de obra .Depois receberam o grandioso apoio das Lojas Estrela Uberlandense e Liberdade e Justiça que vieram para este condomínio e trouxeram uma grande ajuda na conclusão do Templo e construção do salão de festas .
O Edson Alves ajudou na implantação da Ordem De Molay em Uberlândia através do Capítulo Luz do Oriente II , onde se dedicou muito para a consolidação desta Ordem na nossa cidade , assim como no Triângulo Mineiro
Membro ativo da Loja Alpha e Ômega , atendeu o chamado dos Irmãos e assumiu o cargo de Venerável Mestre , onde permaneceu por mais de cinco anos , nesse cargo se mostrou ser um líder nato com empenho e muita dedicação , valorizando muito a Fraternidade Feminina da Loja nos trabalhos de assistência materiais e afetivas aos moradores da região , com cursos profissionalizantes e bazares .
O novo estatuto do Cecom foi também uma grande conquista que ocorreu durante a sua gestão .
O Irmão Edson Alves deixou um legado de trabalho , valorização da família , respeito e perseverança . Ainda segundo o Irmão Klinger o Edson Alves pode ser classificado como um trabalhador para a humanidade . O saudoso Irmão partiu para o Oriente Eterno com sua missão realizada e com  uma imensa gratidão a todos os Irmãos que o ajudaram e passaram pelo seu caminho
Finalizando o Klinger Porfírio encerrou dizendo ser grato por ter feito parte do grupo de Irmãos que iniciaram esta"obra " e principalmente por ter convivido e hoje poder estar falando desse Homem Trabalhador Edson Alves .

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

HOMENAGEM A UM IRMÃO QUE PARTIU

My Father's Favourite by Andre Rieu on Grooveshark
DESDE  A PASSAGEM AO ORIENTE ETERNO  DO NOSSO SAUDOSO IRMÃO  EDSON ALVES NO ÚLTIMO DIA 29/07/2013  , MUITAS HOMENAGENS E PALAVRAS DE CONFORTO FORAM DIRECIONADAS A TODA A SUA FAMÍLIA CARNAL , ASSIM COMO A TODA A FAMÍLIA ALPHA E ÔMEGA . ABAIXO SEGUE UMA BREVE MANIFESTAÇÃO DE CARINHO E RECONHECIMENTO DE SEUS IRMÃOS , AMIGOS E COMPANHEIROS JOSÉ WILSON SALIN  E RENATO DIAS FONTES  .
O grande homem rasga caminhos novos sem esmagar ninguém ...
Abre largos espaços , sem arrombar portas...
Entra no coração humano, sem se saber como...
Um grande amigo será sempre lembrado com saudades...
Eterno amigo...
OBRIGADO MEU AMIGO.'.
Por estar sempre comigo seja no choro ou no riso...
Por dizer-me não somente o que quero ouvir, mas principalmente o que preciso!
Obrigado amigo, pelos ouvidos sempre disponíveis , mesmo quando só tinha besteira pra dizer...
Obrigado pela mão amiga, pela cumplicidade e pela sua amizade tão sincera...
Descobri que quem tem um amigo fiel, tem um tesouro e Eu reconheço que sua amizade era um presente Divino...
Obrigado por estar sempre disposto a me tirar das minhas confusões e por te se tornado o primeiro nome que me vem a mente quando precisava de ajuda!
Tu eras mesmo, meu Grande Amigo!
Eu vou agradecer a DEUS, para sempre por te achado em você um GRANDE IRMÃO!!!
Por te feito de você o meu melhor AMIGO!!!
José Wilson Salim
Fala do Ir.’. Edson em loja e fora dela.
“O pavimento de mosaico é o símbolo mais importante da maçonaria, pois é nele que vemos às diferenças entre todos os seres.
É o símbolo das imperfeições humana, não existindo o certo sem o errado.”
Edson queria completar dizendo que não existe a vida sem a morte e é com ela que terá uma vida eterna muito feliz.
Que o Supremo Arquiteto do Universo continue sempre do seu lado.
Estamos sentindo a sua falta.
Até breve.
Renato Dias Fontes