segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O NATAL E A MAÇONARIA

CLIQUE E OUÇA NOITE FELIZ 
CONJUNTO NATALINO
Noite Feliz by Conjunto Natalino on Grooveshark




O final do ano está chegando e todos nos preparamos para comemorar a maior festa da Cristandade - o Natal.
 No ano 336 a comemoração do Natal no dia 25 de dezembro já era assinalada por um almanaque cristão para celebrar o nascimento de Cristo, o Sol da Justiça .
 Na Roma pagã, o dia 25 de dezembro era a data instituída pelo Imperador Aureliano, no ano 274 D.C., para a festa dedicada ao Sol (natalis solis invicti ou nascimento do sol invencível - ou invicto), logo a seguir ao solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre a 21 de dezembro .
 Os costumes ligados à celebração do Natal são resultantes das influências da festa da Natividade de Cristo com as comemorações pagãs - solares e agrícolas - do solstício de inverno. No mundo Romano, as Saturnálias eram a ocasião para a confraternização, enfeitando-se as casas com luzes, ramos verdes e pequenas árvores. Presentes eram também oferecidos às crianças e aos pobres.
Aos costumes solsticiais, somaram-se os ritos Germânicos e Celtas, quando as tribos Teutônicas invadiram a Gália, e a Bretanha.
 As árvores, como símbolos da sobrevivência da natureza, datam do sec. VIII, quando São Bonifácio cristianizou a Germânia, e a árvore de Natal substituiu o carvalho sagrado de Odin. A partir do sec. XIX, as comemorações natalinas no mundo ocidental tornaram-se cada vez mais populares e mais comerciais. Atualmente o Natal, cujo patrono é São Nicolau - o Papai Noel - é a festa da família e das crianças.

 Todos encaramos o Natal como a época do ano em que mais prevalecem os sentimentos de Paz e de Boa Vontade entre os Homens. Sem dúvida que isto é correto. Mas o Natal é muito mais do que isso.
 Basta lembrar que os deveres do Maçom para com o próximo incluem o socorro aos necessitados. Devemos também lembrar que todo o socorro  negado aos necessitados é um perjúrio para o Maçom.
 Assim, esta é a ocasião apropriada para refletir sobre o que fizemos e sobre o que deveríamos ter feito durante  todo o ano. Mais importante ainda, este é o momento de estabelecer nossos objetivos para o ano que se aproxima. E isto não só individualmente, mas também como Instituição que se proclama Filantrópica, Filosófica, Educativa e Progressista.
 Esta assistência aos necessitados não pode ser restrita ao mínimo necessário que lhes assegure a sobrevivência. Ela deve ser estendida à saúde, à educação profissional, à moradia.

 Nenhuma instituição se pode proclamar Iniciática se não lutar pelo bem-estar da sociedade que nos cerca, isto é, do Homem. Para nós, o homem que vem em primeiro lugar é o Homem-Maçom. Para tal, nossa Ordem deve fundar e manter Hospitais, Asilos, Creches e Escolas.
 Lamentavelmente, constatamos que, a não ser algumas poucas entidades beneficentes patrocinadas pela Maçonaria em Goiânia, em Uberaba, no Rio de Janeiro, em Campina Grande, em Belo Horizonte e em São Luiz do Maranhão, elas praticamente não existem, em um país tão vasto e com tanta injustiça social como o nosso.
É claro que, a nível individual, todos podemos - e devemos - ser solidários com qualquer ser humano. No entanto, como Instituição, a Filantropia maçônica deve ser dirigida principalmente aos Irmãos e às suas famílias. Para tal, existe o Tronco da Viúva.
 Não podemos esquecer que em seus primórdios a Maçonaria era essencialmente uma corporação de auto-ajuda. Na Idade Média, quando a Europa era assolada por guerras, pela peste e pela falta de trabalho, já em 1459 os artigos 25,26,27 e 43 dos Estatutos de Ratisbonaestipulavam a criação pela Confraria dos Artesãos - a Ordem dos Canteiros - de um Tronco cujo produto era destinado ao amparo, em caso de doenças e de desemprego. A Grande Loja de Londres já em 1725 instituía a criação do Fundo Caritas, para auxílio aos Irmãos e suas famílias.
 Sabemos que, na grande maioria de nossas Lojas, o produto do Tronco de Beneficência é irrisório e para pouco dá, em termos de beneficência. Nossa Ordem é constituída essencialmente por Irmãos da classe média, sempre sacrificada nos países pobres. Por isso mesmo, é quase sempre muito pequeno o donativo da maioria dos Irmãos. Alguns há que, em dificuldades financeiras, nada colocam no Tronco.
 A grande questão é saber como resolver o problema. Por exemplo, na Loja Jean Sibelius, todos os Irmãos do quadro doam no mínimo o valor de R$ 5,00 para o Tronco. Se o Irmão não levar dinheiro nem cheque para a reunião, assina uma autorização para o Irmão Tesoureiro debitar este valor em sua conta corrente. É claro que a norma só válida para os Irmãos do Quadro. Para os visitantes, permanece  o antigo costume. Conforme informa o Irmão Xico Trolha, esta Loja só ajuda os Irmãos e/ou os seus familiares.
 A Caridade ou Filantropia, é uma das virtudes teologais e sua prática é fundamental ao aperfeiçoamento moral e espiritual do Maçom. Por isso mesmo, a ela estão obrigados todos os membros de nossa Instituição. A Caridade coloca o ser humano acima das diferenças étnicas, sociais ou políticas.
 Nossa antiga Irmandade sabiamente adotou rituais para melhor instruir e ajudar os Irmãos a converter em virtudes os defeitos e as falhas de caráter que são inerentes ao ser humano desde o seu nascimento.
 No entanto, seres humanos que somos, muitas vezes fazemos o oposto dos ensinamentos recebidos.  Em conseqüência disto, não existe um só de nós que não lamente algo que disse ou deixou de dizer ou algo que fez ou que deixou de fazer. Sobre isso, todos precisamos meditar seriamente.
 O Natal é o momento adequado para analisar a nossa situação em relação aos compromissos assumidos perante a Ordem e perante o Grande Arquiteto do Universo. Este é o momento certo para refletir se ao menos tentamos cumprir os deveres que a solidariedade maçônica  exige de nós. As conclusões a que chegarmos poderão ser decisivas em relação à nossa futura conduta.
 Durante os dias que faltam para o Natal, vamos também analisar se é correto que as nossas ações filantrópicas fiquem restritas a esta época maravilhosa ou se devemos pautar nossa vida pela prática contínua de tudo o que nos ensinam os nossos Rituais. Acima de tudo, lembremos que o verdadeiro trabalho maçônico  é aquele realizado em prol da humanidade.
 Esta é a única via pela qual poderemos materializar nossos propósitos de aperfeiçoamento espiritual.
Então, e só então, poderemos comemorar o Natal, felizes e com alegria, junto a nossos entes queridos, não esquecendo de dedicar algum tempo para cumprir o verdadeiro sentido do Natal - a veneração ao Menino Jesus.
 Que Deus, o Supremo Arquiteto do Universo, esteja presente em todos os lares, nos ilumine e nos abençôe.

Tenham todos um Bom, Santo e Feliz Natal.
Antonio Rocha Fadista
www.pedreiroslivres.com.br


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CONFRATERNIZAÇÃO FINAL DE ANO 2013

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Oiche Chiún (Silent Night) by Enya on Grooveshark Com muita alegria e descontração a Loja Maçônica Alpha e Ômega e sua especial Fraternidade Feminina , realizaram a Festa de Confraternização de Final de Ano  . Após a última sessão do ano no salão de Festas do Cecom , a família Alpha e Ômega se reuniu para comemorar mais um ano de convivência fraterna . Foi um ano que mais uma vez tivemos muitos ganhos , mas tivemos perdas irreparáveis na nossa família . Que o Supremo Arquiteto do Universo ampare a Família Alpha e Ômega neste final de ano nos dando saúde , paz e alegria .

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O TRABALHO

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TRABALHO APRESENTADO PELO IRMÃO ARMANDO BIZINOTTO 

Meu pai trabalha até agora , e eu trabalho também .

Trabalho é qualquer atividade intelectual ou material , destinada a alcançar algum objetivo ou produzir alguma coisa . O trabalho , sendo uma lei Natural , ' constitui uma necessidade , e a civilização obriga o homem a trabalhar mais , porque lhe aumenta as necessidades e gozos ' .
Por trabalho se entendem não só as ocupações materiais executadas com auxilio do corpo físico , mas também as de natureza intelectual . Aliás , toda ocupação útil é trabalho . O trabalho , para o homem , visa a conservação do corpo e ao desenvolvimento da faculdade de pensar .
Nenhum indivíduo será capaz de atingir a redenção moral e intelectual sem o esforço próprio que é necessário ao equilíbrio humano . Sem o trabalho , viria o caos . Com o seu poder CO criador , isto é , em parceria com as leis do Supremo Arquiteto do Universo , o homem avança cada vez mais em busca da solução de seus problemas físicos e morais . O trabalho representa ação , movimento , que impulsiona o progresso .
Tudo na natureza é trabalho . Os próprios animais sob a influência do instinto ,
trabalham em benefício de sua própria conservação e do ecossistema .
A natureza do trabalho esta relacionada a natureza das necessidades . Quanto menos materiais são estas , menos material é o trabalho , sem que exista ociosidade , o que seria um suplício , em vez de ser benefício .
Ser gregário por natureza , o homem sempre viveu em sociedade . Nas eras primitivas , o homem era nômade , isto é , não tinha morada fixa , pois vivia de lugar em lugar , a procura de alimentos vegetais e da caça , morava em cavernas e vivia em bandos , para se protegerem das interpéries e dos outros inimigos naturais . As habitações , as terras , as águas e os bosques sempre dependeram do próprio esforço , ou seja do trabalho .
O trabalho deriva da raiz grega érgon , com sentido de ação e do latim tripalium, antigo instrumento de tortura , por isso a ideia primitiva do trabalho estava associada ao sofrimento , o que era muito comum entre os povos submetidos à escravidão , que se viam obrigados a trabalhar sem nada receber em troca .
Com o progresso da civilização , esse sentido modificou-se , evoluindo para esforço e depois para a obra . Hoje em dia , trabalhar , para muitas pessoas , é motivo de prazer , de realização , o que levam muitos a dizer : o importante não é fazer o de que se gosta , mas gostar do que se faz .
Mediante o trabalho , o homem modifica o seu meio , transforma seu habitat , cria melhores condições de conforto , cria necessidades novas . O trabalho , portanto , é um veículo de renovação , uma necessidade econômica e social outorgada ao homem para a construção de sua própria felicidade .
Sem o trabalho , o homem permaneceria estacionado na infância moral e intelectual , no estado de natureza . Com o trabalho , o homem prove o seu alimento , a sua segurança e o seu bem estar . O trabalho e a oração constituem as mais poderosas proteções contra o mal , uma vez que possibilitam ao espírito corrigir as imperfeições e disciplinar a própria vontade .
Os dessabores que o homem experimenta quando está no ócio é a estagnação da inteligência , a rotina , a sensação de inutilidade , o tédio e o crescimento do mal .
O limite do trabalho é o das forças de cada um . O repouso também decorre da lei natural , descanso necessário ao refazimento do corpo físico e do intelecto , que não se confundem com a ociosidade , que é descanso inoperante . A aposentadoria , por exemplo , vem a ser um prêmio ao esforço despendido pelo homem , que lhe proporciona o indispensável sustento nos dias de velhice , época em que se esvaem as forças , o poder criativo e a agilidade na execução das tarefas de subsistência .
É importante salientar que o declínio das atividades na velhice se deve ao desgaste do corpo físico , mas o espírito continua senhor de suas faculdades e do progresso alcançado .
O terceiro mandamento da Lei Mosaica , que se determina a santificação do sábado , representa a instituição do descanso semanal , medida útil destinada a proteger o corpo do esgotamento resultante do excesso de trabalho . Esta recomendação de Moisés , por inspiração de Forças Superiores , foi assinalada pelos Hebreus como um dia sagrado , místico, um dia específico da semana para descansar . Os Judeus , descendentes dos Hebreus , conservaram a tradição , a ponto de considerarem um atentado contra o Supremo Arquiteto do Universo trabalhar no sábado .
Jesus , entretanto , que trabalhava aos sábados , curando e consolando os enfermos , deixou bem claro que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado ., querendo dizer com isso que não é preciso um dia específico para descansar , pois que mesmo descansando , trabalhamos . A natureza , o corpo humano trabalha se cessar , o cérebro , o coração não para de trabalhar um minuto se quer . Os hospitais não fecham , estão sempre trabalhando , os bombeiros , os meios de transporte , etc...
Impossível , pois , parar o mundo por causa de um dia do calendário profano . O que importa é que todos descansemos , embora em dias alternados , de acordo com necessidades e conveniências de cada um , de sua profissão , de suas atividades , de seus limites .
Atualmente , com o progresso da medicina e das condições sociais , o homem vem aumentando cada vez mais sua expectativa de vida . Sendo assim , mesmo quando se aposenta , o homem não deve paralisar totalmente suas atividades . Deve , aproveitando-se da experiência adquirida , procurar substituir a sua rotina por alguma atividade edificante , embora mais leve e mais adequada as suas aptidões e gostos , de preferências em benefício do próximo , para que suas energias não venham a apodrecer , lançando-o na depressão e na sensação de inutilidade .
Poucas pessoas estão conscientes da importância dessa fase da vida , muitas param de trabalhar na plenitude de suas forças físicas , sem qualquer preparo psicológico para administrar o seu tempo livre , e acabam adoecendo ou enveredando-se em vícios perniciosos a saúde física e moral .
Meu pai trabalha até agora , e eu trabalho também .

Armando Bizinotto Neto
M.'.M.'.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ELEIÇÕES NO CECOM ALFA E ÔMEGA




No dia 27 de Novembro conforme edital  , foi realizada  eleição para compor o Conselho Diretor do Centro Comunitário Alfa e Ômega , segue abaixo a relação dos membros eleitos e fotos dos trabalhos  .






Alpha e Ômega IRINEO DE PAULA WAISMANN Presidente
Liberdade e Justiça JULIANO NUNES PEREIRA Vice-Presidente
Alpha e Ômega CARLOS CRISTIANO DA SILVA RESENDE Diretor Secretário
Alpha e Ômega MARCOS FERREIRA VASCONCELOS Diretor Secretário Adjunto
Alpha e Ômega WELITON VITÓRIA DE LIMA Diretor Financeiro
Liberdade e Justiça VALDENE JUVENCIO PEREIRA Diretor Financeiro Adjunto
Estrela Uberlandense LOURISVALDO LOURENÇO DE CARVALHO Diretor Administrativo
Alpha e Ômega LINDOMAR APARECIDO F. OLIVEIRA Diretor Administrativo Adjunto
Alpha e Ômega JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA Diretor Relações Comunitárias
Alpha e Ômega LEANDRO ZANATTA CARCANHOLO Diretor de Patrimônio
Fraternidade Uberlandense CARLOS TEODOR GARCIA STEIN CONSELHO FISCAL
Estrela Uberlandense MARCO AURELIO ABRAHÃO CONSELHO FISCAL
Alpha e Ômega DELCIO PEREIRA LIMA CONSELHO FISCAL
Liberdade e Justiça LUIZ MARTINS NETO CONSELHO FISCAL
Alpha e Ômega ANDERSON CARDOSO COSTA CONSELHO FISCAL