quinta-feira, 29 de maio de 2014

INICIAÇÃO NA LOJA ALPHA E ÔMEGA

Neste dia 27 de Maio a Loja Maçônica Alpha e Ômega realizou  uma Sessão Magna de Iniciação de  João Cairo de Paula . A sessão comandada pelo Venerável Mestre Clésio Ferreira Mateus  contou com a ilustre  presença de 54  visitantes , entre os vários Veneráveis de Lojas Cô-Irmãs presentes estava o Venerável da Loja Maçônica Ciência e Trabalho do Oriente de Guariba - São Paulo Vanderlei Malta da Silva , que antes era primo agora Irmão de nosso iniciando  , além do apoio sempre marcante dos Irmãos do quadro da Loja.

Abaixo as fotos deste evento .














Após foi realizado a sessão de entrega das luvas e de admissão das novas Fraternas Angélica Bahia Paula e de Adriana Magalhães , esposa de nosso Irmão Celso Magalhães , recém filiado no quadro desta Oficina . A Presidente da Fraternidade Feminina Alpha e Ômega Lina Mateus deu boas vindas às novas Fraternas , dizendo que conta com elas para ajudarem na realização das tarefas da Fraternidade  .



















terça-feira, 20 de maio de 2014

SEMINÁRIO MAÇÔNICO E ENCONTRO DAS ACÁCIAS




 Será realizado na cidade de ARAGUARI dia 31/05/14

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 25/5, no site


ao custo individual de r$ 65,00.




quarta-feira, 14 de maio de 2014

A PARTICIPAÇÃO DA MAÇONARIA NA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


A Maçonaria ao invés de ser aquela associação secreta, na realidade, é muito mais do que isso. A maçonaria é uma Fraternidade em prol da Liberdade e da Igualdade entre os homens.
Somente um povo livre pode ser feliz. Sem qualquer caráter de religião, a Maçonaria é uma associação de homens livres e de bons costumes, preocupada com o progresso da civilização universal. De diversos outros movimentos importantes participamos, mas estes mereceram maior destaque, por abranger questões de grande controvérsia.
Como não somos historiadores, apenas fizemos um relato dos fatos marcantes, para que você tenha em mente que dois aspectos não condizem com os fatos traçados por desconhecedores da História – a Maçonaria não combate qualquer religião ou a Igreja e não é preconceituosa. Desde os primórdios, aliás, lutou pela abolição da escravatura, seja na Europa, seja no Brasil.
A libertação dos escravos no Brasil foi não há como negar, uma iniciativa de maçons, um empreendimento da Maçonaria. Cumprindo sua elevada missão de lutar pela reivindicação dos direitos do homem, de batalhar pela liberdade, apanágio sagrado do Homem, empenhou-se sem desfalecimento, sem temor, indefessavelmente pela emancipação dos escravos.
Para confirmar estes fatos, basta verificar a predominância extraordinária de maçons entre os líderes abolicionistas. Dentre muitos se destacaram Visconde de Rio Branco, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queiroz, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa, Cristiano Otoni, Castro Alves, e muitos outros.
É inegável o papel da Maçonaria no movimento de abolição da escravatura no Brasil. A Lei Sexagenária é um exemplo disto, editada pelo Barão de Cotegipe (Maçom). Diante deste fato, combatemos as assertivas, volta e meio difundidas, de que a Maçonaria não congrega em seu seio homens da raça negra. Isto é um absurdo, uma discriminação velada, um ataque sem embasamento e desprovido de veracidade.
O Brasil, como se sabe, é miscigenado. Temos, em nosso sangue, famílias européias (os colonizadores portugueses, espanhóis, alemães etc.), famílias indígenas e negras.
Combater esta ou aquela raça, num país como o nosso, além de ser crime e, ainda por cima, hediondo, é uma total falta de conhecimento de nossa própria história e de nossa cultura.
Os negros e os índios são os responsáveis por grande parte de nossa cultura a qual atraí pessoas do mundo inteiro. Feito mais este adendo, mesclando nossa História, veremos a participação da Maçonaria no movimento abolicionista.
Os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade não podem se conciliar com ataques à Igreja ou pensamentos de preconceito racial. Todos nós somos iguais perante o Grande Arquiteto do Universo.
O primeiro Maçom a dar passos no sentido da abolição da escravatura foi José Bonifácio, não fosse o fato de que países como a Inglaterra e a França, de cunho notadamente maçônico, já pressionassem o Brasil no sentido de se abolir, de uma vez por todas, a escravidão negra.
Sabe-se que a escravidão negra no Brasil se deveu ao fato de os colonizadores não terem conseguido intentos em assim o fazer com os índios, que não demonstravam a menor aptidão para o trabalho.
Desta forma, fato a que devemos manifestar nosso repúdio, até mesmo porque o lema “Liberdade” não deve ser usado em vão, qualquer forma de opressão contra um povo é tirania.
José Castellani nos conta que o Parlamento britânico, com forte participação da Maçonaria, aprovou a Lei Aberdeen, aos 25 de março de 1845, que determinava o aprisionamento, por navios britânicos, de qualquer navio brasileiro que transportasse escravos. Assim, no Brasil, a Maçonaria foi de grande importância para a abolição da escravatura, tendo os seguintes maçons sidos ferrenhos defensora desta ideia:
Euzébio de Queiroz- Bento GonçalvesDavi Canabarro- Ubaldino do AmaralJosé Leite PenteadoRuy Barbosa- Saldanha MarinhoAmérico de Campos- José do Patrocínio- Joaquim NabucoQuintino Bocayuva- Visconde do Rio Branco- Silva JardimBarão de Cotegipe- Francisco de Paula Brito- Gê Acaiaba de MontezumaRebouças
Assim foi e tem sido a atuação da Maçonaria com relação ao Brasil, sempre apoiando e lutando para a concretização dos ideais mais nobres da pátria, comprometendo-se em favor da liberdade e condenando as injustiças.
O texto da lei Áurea
Reprodução do Decreto que instituiu a Lei Áurea, bem assim a caneta usada pela Princesa Isabel.
Lei nº 3.353 de 13 de maio de 1888
Declara extinta a escravidão no Brasil
A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:
Art. 1°: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil.Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império.
Princesa Imperial Regente.
Rodrigo Augusto da Silva
Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sancionar, declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara. Para Vossa Alteza Imperial ver. Chancelaria-mor do Império – Antônio Ferreira Viana.
Aprovado com 85 votos favoráveis e 8 contrários na Câmara Geral (Câmara dos Deputados), e um contrário no Senado do Império, foi à sanção da Regente Princesa Isabel em 13 de maio.
A Pena dourada
Tendo sido editada em três vias, cada cópia da Lei Áurea foi assinada por uma pena dourada idêntica.
Recentemente, D. Pedro Carlos vendeu ao Museu Imperial de Petrópolis a pena dourada com a qual sua bisavó, a princesa Isabel do Brasil, assinou a primeira via da Lei Áurea, pela soma de R$500.000,00.
Apesar do título de Príncipe Imperial do Brasil ter sido transmitido aos primogênitos descendentes de seu tio-avô, D. Luís Maria Filipe, após a renúncia de seu avô, D. Pedro de Alcântara, a pena dourada havia sido mantida como herança entre os primogênitos do Ramo de Petrópolis.
As outras duas penas utilizadas se encontram em poder do Museu da Maçonaria, na sede do Grande Oriente do Brasil.

Do Livro : Os Maçons e a Abolição da Escravatura de José Castelanni
Editora Trolha



Do site : Loja Maçônica Obreiros do Irajá

domingo, 11 de maio de 2014

PARABÉNS ÀS MÃES





VÍDEO INTERNET

CRÉDITOS : SOBRINHO KAUI  PONTES GARCIA 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

HOMENAGEM ÀS MÃES 2014

A Loja Maçônica Alpha e Ômega neste dia 06 de Maio de 2014 , homenageou todas às Mães em uma emocionante cerimônia que contou com a ilustre participação da Ordem das Filhas de Jó Internacional - Bethel Áurea do Triângulo nº 15 de Uberlândia . 
O Venerável Mestre Clésio Ferreira Mateus comandou a cerimônia , onde as Filhas de Jó e o Irmão Orador José Rubens Buiatti com as suas homenagens , emocionaram todas as Mães presentes e convidados  , como já é de costume os trabalhos desta noite foram pautados na emoção , respeito e profundo reconhecimento às nossas Queridas Mães , responsáveis por todo o nosso esforço , conquistas e realizações . 
A Comissão de Eventos e Festas da Loja se empenhou para colaborar na realização desta homenagem  comandada pelo seu Presidente  Irmão João Batista de Oliveira , onde foi apresentada a Cunhada Alice Waismann como a Mãe do ano 2014  . Fica nossos parabéns ao Venerável Mestre , Diretoria e Membros desta Augusta Oficina , onde se aprende que o amor e o reconhecimento são as nossas verdadeiras metas na vida .


PARABÉNS A TODAS AS MÃES

Segue abaixo o vídeo apresentado durante a comemoração em homenagem às Mães da Família Alpha e Ômega e as fotos do evento .












































































CRÉDITOS FOTOS : SOBRINHA THAIS FURNIEL