terça-feira, 27 de janeiro de 2026

REGULARIZAÇÃO NA ALPHA E ÔMEGA

A Sessão do dia 27 de Janeiro de 2026 foi motivo de muita alegria pra Loja Maçônica Alpha e Ômega. 

Nessa data o Irmão Sérgio Antonio Abraão  Freitas, filho do Irmão Mestre Instalado Aldo Borges Freitas,  foi reintegrado ao Quadro de Obreiros através de sua Regularização.  


Irmãos Aldo e Sérgio 

Esse Irmão fez parte da Loja logo após sua fundação e contribuiu muito,  inclusive na construção do Templo, onde diretamente colaborou na organização das ações das  obras, depois por motivo de mudança de Oriente se desligou do quadro e hoje retorna pra sua casa .






quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

HOMENAGEM A UM CAMPEÃO DO TRABALHO

 O começo dos trabalhos na Loja Maçônica Alpha e Ômega nesse ano de 2026, começaram com uma sentida ausência.  

O Irmão Irineo de Paula Waismann não estará mais entre nós fisicamente. Mesmo crendo que ele está nos braços do Supremo Arquiteto do Universo, vamos iniciar esse ano em que a Loja completa 25 Anos, sem esse Fundador ao nosso lado. 

Como forma  de homenagear esse Campeão do Trabalho, o Irmão José Rubens Buiatti nos trouxe essa peça, para relembrarmos nosso Irmão que passou para o Oriente Eterno.


Irineo de Paula Waismann, Irmão e Frater 


       Nosso Irmão Irineo será sempre lembrado por todos aqueles que o conheceram como um infatigável, fiel e lutador do ideal maçônico, cumprindo seus deveres de forma inteligente, com dedicação e competência.  

Seu trabalho em prol da Maçonaria, está registrado nos anais Cósmicos e terrenos, perpetuando se na Egrégora Maçônica Alpha e Ômega e certamente permanecerá tangível do seu brilhante trabalho.     

  Os que conviveram com nosso Irmão Irineo, podem atestar as qualidades marcantes de sua pessoa. 

 Compromisso absoluto com o trabalho e com o servir na Ordem Maçônica.  Simplicidade, bom humor, segurança e coragem ante os obstáculos mais difíceis, sua devoção obstinada à Ordem nunca faltou.           

 Os testemunhos provam que para ser Mestre da Alma é preciso também ser Mestre da Matéria. 

Como ser Místico sincero na Senda Maçônica, nosso Irmão Irineo fazia questão de reforçar a Humanidade da sua posição, evitando qualquer idolatria.  

Só aos raros deixava transparecer sua intenção, sua envergadura espiritual do que já conquistara .       

 Na pessoa terna, fiel e dedicada da Esposa Alice e dos Filhos o Irmão Irineo encontrou apoio e carinho que o auxiliaram a cumprir bem sua Missão na vida.       


  

  Deixou o exemplo transparente de ser, de sua total dedicação ao próximo e à família, também ensinou que a beleza está contida na simplicidade que a vida consiste em Nascer, Servir e Partir.                    

   Que sua Alma Irineo, permaneça na Plena Luz e que agora na Nova e Abençoada Morada, você encontre sua merecida Recompensa .     

 Paz Profunda dos Rosacruzes !!!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

TRABALHO APRESENTADO EM LOJA

 Dia 20 de Janeiro foi realizada a primeira Sessão Ordinária na Loja Maçônica Alpha e Ômega neste ano de 2026.

A Sessão contou com a presença de 20 Irmãos do Quadro e 14 Visitantes, representando 9 Lojas Cô-Irmãs. 

No Tempo de Instrução, o Irmão Lemuel Delfino Alves, nos brindou com a excelente peça, que reproduzimos abaixo:


O INICIO DO ANO MAÇÔNICO 




O início do ano maçônico não é somente abrir o livro da lei; é reabrir o nosso coração para os ensinamentos que ele guarda!

O "Início do Ano Maçônico" é carregado de simbolismo porque não se trata apenas de uma data no calendário, mas de um rito de passagem, um "reiniciar" da busca pela Luz após o período de recesso

Diferente do mundo profano, onde o ano novo é apenas uma mudança de dígito, na Maçonaria o início do ano é o retorno à Egrégora.

Durante o recesso, as ferramentas foram guardadas, mas não abandonadas. 




O início do ano é o momento de tirar a poeira do cinzel e do maço.

O ato de trazer o foco de volta para o sagrado. É sair da dispersão do mundo exterior e entrar novamente no Templo Interior.

Muitos pensam no tempo como um círculo (o ano começa e termina no mesmo ponto).

O tempo deve ser visto como uma espiral ascendente.




Quando iniciamos um novo ano maçônico, passamos pelo mesmo ponto do calendário (o início), mas estamos em um nível superior de consciência do que estávamos no ano anterior.

 O "Início" não é uma repetição; é uma oportunidade de aplicar a sabedoria acumulada no ciclo passado.

Assim como a terra precisa descansar no inverno para florescer na primavera, o obreiro descansou para agora trabalhar com Vigor.

Se a pedra bruta ainda possui arestas (e sempre possui) o início do ano é o momento de olhar para ela com novos olhos e identificar onde bater o próximo golpe. 

Que esse início ou recomeço não seja apenas uma data, mais um compromisso de polir a pedra bruta que somos nós. 

Voltamos ao trabalho não porque a obra parou, mais porque o obreiro se renovou.


Ir:. Lemuel Delfino Alves 

Cim 352663

Imagens da Internet