quarta-feira, 24 de setembro de 2025

A MAÇONARIA NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Durante Sessão do dia 23 de Setembro de 2025, na Loja Maçônica Alpha e Ômega do Oriente de Uberlândia MG, o Irmão Otanes Barcelos Oliveira Neto apresentou o texto abaixo em homenagem à Independência do Brasil e o papel da Maçoraria nesse ato que marcou nosso País.


 Laços fora soldados!



Em 7 de setembro de 1822, as margens do rio Ipiranga em São Paulo, o então príncipe regente do Brasil D. Pedro I dá o grito de liberdade “Laços fora, soldados! 

Pelo meu sangue, pela minha honra, juro fazer a liberdade do Brasil. Independência ou morte!” que tiraria o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves dos portugueses e iniciaria o processo de instauração do Império do Brasil, unificando todas as terras da antiga colônia do Brasil em um império brasileiro comandando por D. Pedro I nos primeiros momentos de sua criação.

Os fatos narrados a cima contam um pouco da grande, turbulenta e complexa história de independência do Brasil onde a maçonaria teve participação e papel fundamental de auxilio durante todo o processo. 

Com destacados Irmãos como o então primeiro Imperador do império do Brasil Sereníssimo Grão-Mestre D. Pedro I, José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo, José Clemente Pereira, Marquês de Maricá, Hipólito da Costa entre inúmeros outros irmãos que utilizavam as lojas maçônicas como ambientes de articulação intelectual e política.




 As lojas maçônicas reuniam homens influentes da época e serviam como ambiente de debate sobre liberdade, soberania e formas de governo. Lembrando que a maçonaria chegou ao Brasil ainda no período colonial, no final do século XVIII, com a influência de ideias iluministas vindas da Europa. 

Essas ideias valorizavam liberdade, igualdade, fraternidade e os direitos do homem – princípios que dialogavam diretamente com as aspirações de independência.Laços fora soldados!

Sendo assim antes mesmo de 1822, a maçonaria esteve associada a movimentos emancipacionistas, como a Inconfidência Mineira (1789): Inspirada por ideais iluministas e republicanos, defendia a independência de Minas Gerais em relação a Portugal.

 Tiradentes, considerado mártir do movimento, foi associado à maçonaria pela defesa da liberdade. Conjuração Baiana (1798): Movimento popular influenciado por ideais de igualdade, liberdade e fraternidade – também princípios difundidos no seio maçônico. Esses movimentos fracassaram, mas contribuíram para amadurecer a ideia de uma nação livre.

A fundação do Grande Oriente do Brasil e a iniciação de Dom Pedro I na maçonaria foram ações que solidificaram o movimento pela separação de Portugal, com a própria maçonaria funcionando como uma espécie gabinete de transição que preparou o terreno para a formação do novo país. 



As lojas maçônicas serviram como um centro de debate para a articulação de estratégias e a tomada de decisões cruciais para o movimento de separação.

 A participação de maçons como José Bonifácio de Andrada e Joaquim Gonçalves Ledo foram decisivas. Ambos foram importantes articuladores do processo, sendo que Gonçalves Ledo organizou o movimento e José Bonifácio teve grande proximidade com a coroa.

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, foi um dos principais articuladores da independência, sendo um defensor ferrenho da separação de Portugal. Ele manteve uma proximidade estratégica com a coroa e teve um papel fundamental em orientar D. Pedro I em suas decisões. Bonifácio também foi um maçom influente que ajudou a unir os intelectuais, políticos e militares em torno da causa da independência. Joaquim Gonçalves Ledo, que se destacou como organizador e articulador do movimento emancipacionista, sendo também maçom. Ele esteve diretamente envolvido na coordenação de ações que fortaleceram a causa da separação do Brasil em relação a Portugal.

Durante todo o processo de independência, as lojas maçônicas foram locais cruciais de debate sobre as futuras direções políticas do Brasil.

 Nas lojas, discutia-se a soberania nacional, as estruturas de governo e o modelo político que seria adotado após a separação de Portugal.

 Muitos maçons, com suas visões iluministas e republicanas, acreditavam na construção de um Brasil livre e independente, mas também com uma estrutura política mais moderna.

 As decisões políticas tomadas nas lojas maçônicas eram, na maioria das vezes, alinhadas aos interesses das elites brasileiras, como a elite militar e a elite intelectual, que viam na independência a possibilidade de consolidar um novo Império, mais autônomo e com maiores liberdades em relação ao império Português.

A Maçonaria se apresentou como uma força coesa e articulada, sem a qual a independência do Brasil poderia ter demorado mais ou sequer ocorrido. Portanto, a Maçonaria não apenas forneceu as ideias que inspiraram a luta pela independência, mas também foi uma força ativa nos bastidores do poder, ajudando a consolidar um novo Brasil, independente e soberano.

Ir∴ Otanes Barcelos 

quinta-feira, 18 de setembro de 2025

SESSÃO MAGNA DE CONSAGRAÇÃO DO ESTANDARTE E ENTREGA DE COMENDAS

Dia 16 de Setembro de 2025, no mês que comemoramos os 24 Anos de Fundação da Loja Maçônica Alpha e Ômega, foi realizado uma Sessão Magna de Consagração do novo Estandarte da Loja e de Entrega de Comendas.

A Sessão contou com a presença do Eminente Grão Mestre Estadual do  GOBMINAS Irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro, o Delegado Litúrgico  do Rito Brasileiro Irmão Claudio Manoel , o Delegado da COMAB Irmão Marco Aurélio Abraão entre outras autoridades Maçônicas.

A Sessão foi realizada sob o comando do Venerável Mestre Marcos Ferreira Vasconcelos, onde a Diretoria e Oficiais executaram uma brilhante ritualística, para consagrar o Novo Estandarte.

A reforma do Estandarte da Loja, que teve seu desenho feito pelo Irmão Ronnan Carlos Alves Mendes,  se fez necessária para adequar às mudanças exigidas, principalmente atualizando a Potência Estadual à qual a Loja pertence GOBMINAS. Nota-se que foram preservados e conservados os elementos em sua essência, sem nenhuma perda do sentido simbólico. 

Créditos da  montagem Ir.'. Aldo Borges 



Após a Consagração foi entregue ao Grão Mestre Estadual o Eminente Irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro Moção de Aplausos em nome de todos os Obreiros desta Oficina. 



Em seguida foi realizadas homenagens aos Irmãos e Lojas que se destacaram em visitas  no Biênio anterior, quando a Loja estava sob o comando do Past-Venerável Ir.'. Domicio Ferreira Neves.

As Lojas Cô-Irmãs Pedra Angular, Fraternidade Acadêmica Vigilantes da Ordem e Estrela Uberlandense foram homenageadas por terem sido as Lojas que mais visitaram a Alpha e Ômega no biênio 2023 / 2025.


O Past Venerável Irmão Domicio fez a entrega das Comendas aos representantes das Lojas. 




Logo em seguida os Irmãos Carlos Christiano, Marco Aurélio, Júlio Massuda e Daniel Cano, foram homenageados por serrem os Irmãos que mais visitaram a Alpha e Ômega no biênio anterior, vale destacar que todos são membros Honorários da Loja.



Entre os Irmãos do Quadro, destacou com maior frequência nas Sessões da Loja os Irmãos Paulo Henrique Cunha que o ocupou o cargo de Segundo Vigilante e o Past-Venerável Domicio Ferreira Neves, além dos dois terem sidos os Obreiros que mais visitaram Lojas Cô-Irmãs no biênio que se passou.


A Diretoria anterior foi homenageada pelos serviços prestados à Sublime Ordem e à Oficina  da Loja. e era composta da seguinte forma:

Venerável    : Domicio Ferreira Neves
1º. Vigilante: Cleuber Marcelo Páscoa
2°. Vigilante: Paulo Henrique Cunha
Orador        : Marcos Ferreira Vasconcelos
Secretário   : Maximiano Eduardo Pereira
Tesoureiro  : Isaías Ferreira dos Santos
Chanceler   : Emerson Luiz Teixeira




Abaixo fotos da sessão:


























quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ALPHA E ÔMEGA 24 ANOS - CONFRATERNIZAÇÃO





No dia 09 de Setembro de 2025 a Família Alpha e Ômega se reuniu para uma noite de muita alegria e descontração  no Salão de Festas.  

Com organização da Diretoria da Loja e da Fraternidade Feminina, foi comemorado os 24 Anos de fundação da Oficina.

O Venerável Mestre fez agradecimentos a todos que colaboraram para o sucesso da recepção, que contou com a presença do Irmão Membro Honorário Daniel Francisco Cano, representando o Eminente Grão-Mestre Estadual do GOBMINAS Irmão Jorge Luiz de Paula Ribeiro, sendo   portador do Diploma de Evolução Maçônica à Oficina e de Diploma ao Venerável Mestre Marcos Ferreira Vasconcelos e toda a Diretoria pela posse que ocorreu no mês de Julho passado. 

Entre os convidados presentes que muito abrilhantaram o jantar,  destacou-se  as autoridades : Irmão Raphael Lelis - Secretário Municipal de Servicos Urbanos, representando o Prefeito Municipal Irmão Paulo Sergio e também  a presença do Deputado Estadual Elismar Prado.






Houveram entregas de lembranças às crianças , sorteio de  brindes, homenagens aos Past-Veneráveis, Fundadores da Loja ativos no quadro   e às Presidentes da Fraternidade Feminina que estavam presentes.

Segue abaixo fotos desse evento:




 

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

2 ANOS GOBMINAS




 GOBMINAS 
 2 Anos de União e Progresso!

No dia 09 de setembro de 2025, celebramos com alegria o 2º aniversário de fundação do GOBMINAS 🔺.

Nestes dois anos, construímos uma trajetória marcada por dedicação, inovação e fortalecimento da Maçonaria em Minas Gerais.

Avançamos em processos, ampliamos parcerias e consolidamos nosso compromisso com a transparência, a fraternidade e a modernidade.

Seguimos determinados a honrar nossos princípios e a trabalhar por um futuro cada vez mais justo, solidário e transformador.

https://www.instagram.com/lojamaconicaalphaeomega?igsh=MWxubTR1b2Fqd2lsZQ==
                 


domingo, 7 de setembro de 2025

ALPHA E ÔMEGA 24 ANOS

 



Hoje 07 de Setembro de 2025, é um dia muito especial para a Família Alpha e Ômega e para Maçonaria Uberlandense.





A exatos 24 anos, iniciamos a jornada de uma Loja Maçônica fora do eixo central da cidade em um bairro afastado.




Com o propósito de dar sequência aos trabalhos do Centro Comunitário Alpha e Ômega em um momento delicado de sua história.




Hoje consolidando 24 anos de muito trabalho e dedicação de cada obreiro, desde os fundadores, dos Irmãos que por um motivo ou outro saíram da loja, dos Irmãos que continuam transmitindo força e vigor do Oriente Eterno, nos direcionando para que possamos manter foco de nossas diretrizes,   juntamente com nossas co-irmãs instaladas no Cecom, continuamos realizando serviço de filantropia que sai dos limites do bairro e chega em diversos cantos da cidade, por diversas ações realizadas.


A Alpha e Ômega, percursora da prática do Rito Brasileiro em nossa região, também inspirou diversas lojas à pratica do Rito.


Em pleno vigor de sua mocidade, completamos 24 anos, superando desafios e obstáculos.


À frente da Direção da loja no Biênio 25/27, conclamo aos Irmãos que continuemos focados em prol da nossa querida Alpha e Ômega. Que possamos juntos colocar mais um tijolinho nesta linda história fortalecendo dia após dia estas Colunas alicerssadas em rocha bruta. 


Feliz 24 anos Alpha e Ômega.


Muito obrigado a todos Irmãos, Cunhadas e Sobrinhos pelo carinho, dedicação, e trabalho em Prol da Família Alpha e Ômega.


Diretoria Biênio 25/27

Mensagem do Venerável Mestre Marcos Ferreira Vasconcelos.  

Imagens da Internet e do Arquivo da Loja. 


quarta-feira, 3 de setembro de 2025

SESSÃO PÚBLICA ENTREGA LUVAS BRANCAS / ADMISSÃO NOVA FRATERNA

 

No dia 02 de Setembro de 2025, a Loja Maçônica Alpha e Ômega realizou uma Sessão Pública de entrega das Luvas Brancas e Admissão de Nova Cunhada. 

A Sessão comandada pelo Venerável Mestre Marcos Ferreira Vasconcelos   , contou com a presença da Presidente Estadual da Fraternidade Feminina GOBMINAS Rosângela Domingues Pontes Garcia, e de  convidados que prestigiaram a Admissão de Virginia , esposa do Irmão recém iniciado Henrique Rosalen.




Após a entrada dos Convidados, da Fraternidade Feminina e da nova Cunhada acompanhada do seu esposo e sua mãe , foi executado o Hino da Fraternidade Feminina. Em seguida o Estandarte da Fraternidade Feminina foi conduzido até o altar . Em ato contínuo foi realizado a leitura da Oração das Acácias.





A Nova Fraterna foi admitida através de cerimônia conduzida pela  Presidente da Fraternidade Sávia,   logo após foi realizado a Cerimônia de entrega das Luvas Brancas com condução do Irmão Orador .

Finalizando foi realizado a entrega de flores,  à Nova Fraterna em nome de toda a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Alpha e Ômega. 

Abaixo segue fotos dessa belíssima sessão com créditos aos Irmãos Aldo Borges e Marcio Patrício:









INICIAÇÃO NA ALPHA E ÔMEGA

 Dia 02 de Setembro de 2025, a Loja Maçônica Alpha e Ômega recebeu mais um membro para seu quadro de Obreiros. 




Durante Sessão Magna comandada pelo Venerável Mestre Marcos Ferreira Vasconcelos, o Novo Irmão Henrique Rosalen,  deu seus primeiros passos na Maçonaria. 




A Sessão contou com a presença de várias autoridades, 27 Irmãos do Quadro e 35 Irmãos Visitantes representando 17 Lojas; de Uberlândia, Várzea da Prata, Indianópolis e São Paulo. 

Muitos Irmãos se manifestaram dando boas vindas ao Irmão recém-iniciado. 

Segue abaixo fotos do evento com créditos ao Irmão Márcio Patricio e Aldo Borges: