quarta-feira, 25 de setembro de 2019

TRABALHO APRESENTADO PELO IRMÃO JOSÉ RUBENS BUIATTI


No dia 24 de Agosto de 2019 o Irmão Primeiro Experto José Rubens Buiatti apresentou na Loja Maçônica Alpha e Ômega o trabalho abaixo :



IRMÃO JOSÉ RUBENS BUIATTI




Mestre Maçom o Discípulo Anônimo

Em todo o ensinamento do Rito Brasileiro, sobretudo nas Cerimônias Iniciáticas, estarão sempre presente os símbolos da Construção Universal para a manutenção e vivência da Tradição milenária e esotérica da Maçonaria.



A Vida reta e o Espírito fraterno são exigências absolutas para o ingresso ou permanência do Maçom como integrante do Quadro de qualquer oficina simbólica do Rito.

O Grau de M.’. M.’. que alegoricamente ensina que ele trabalha na prevalência do espírito sobre a matéria, também serve como rumo para que sigamos os passo da Verdadeiro Mestre que nos ensinou seu mandamento maior : “ Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.



Nós, simples Irmãos falíveis, não somos senão resultado do trabalho resultante dos nossos atos e ideais; se soubermos nos apresentar como exemplos, seremos respeitados e poderemos indicar o caminho a ser seguido por nossos descendentes; no entanto, se nossa conduta for deficiente, seremos apontados como perjuros e negligentes.

Não vos iludais com as pompas e circunstâncias, somos e seremos eternos operários


em busca da verdade e cada jornada nova nos traz lições que nos são passadas por símbolos e alegorias e das quais devemos tirar nossas condutas.

 O trabalho do Mestre Maçom que hoje tem início só será concluído no momento em que seus olhos se encerrarem nesta jornada terrena, ocasião em que tudo o que foi produzido de bom e de mal será avaliado e julgado no Oriente Eterno.

Dos resultados poderemos nos alçar ao trabalho mais sutil que a espiritualidade poderá nos conceder, imitando o Cristo, ao verbo EXALADO sempre da BOA NOVA, do tempo em que o Senhor peregrinava pelas cidades da Judéia e da Galiléia. 

Poderemos estar renascidos em qual nacionalidade? Não importa! Estaremos mais cuidosos, porque descobrindo os valores morais mais íntimos de nossos corações, os caminhos se nos descortinam horizontes nunca imagináveis ao uso do raciocínio intelectual. Talvez tenhamos sido um dos seguidores junto aos apóstolos do Divino Mestre, tomando notas nos pergaminhos de cada palavra Sagrada do Mestre. 




Com Certeza ninguém saberia dizer se o mestre algum dia notou nossa presença tão próxima, mas com certeza o verbo encarnado ignorasse alguma coisa que se passasse a sua volta. Isto nos faz crer, e a Esperança nos alicerça em sua fé e a capacidade de uso da razão, que nós os Maçons reunidos nos Templos, não tenha sido aleatória, mas nos unirmo-nos em comunhão como enfermos da Matéria e da Alma, não deixando abalar nossas estruturas Espirituais e Morais, ao tempo de nos desentender perdendo oportunidades de refazimento outros que tão difíceis se nos apresentam.

Imaginemos refazendo nossos caminhos, aliviando dores que de várias formas nos são apresentadas, com impulsos irreprimível, qual autômato observando voz de comando provenientes dos Arcanos do Invisível ao dizer-nos: Filhos queridos dar-te-ei incumbências de relatar aos vossos Irmãos notícias de meus caminhos e instruções, que serão com caracteres para os meus servos do futuro e que abrangerão o mundo inteiro através das idades. Não te limites a curar apenas corpos que tendem a desaparecer nas transformações do túmulo.

Trata de elucidar, para curar também as Almas por Amor de mim, pois estas são eternas e mais necessitadas do que os corpos, e tenho pressa de que se iluminam com os fachos da verdade.

Poderemos ser instrutores dos ensinamentos da Boa Nova, como aulas de boa educação social e doméstica, das quais se eleva a figura sedutora do Príncipe dos Céus; como mestre adorável das criaturas, que visitou a Terra para tentar conduzi-las para Deus através do Amor.

Esse discípulo, todavia, poderá ser um de nós meus Irmãos; hoje ainda e voluntariamente alistemos em boa hora à causa da redenção da Humanidade, prestando idêntico serviço a Jesus. De uma coisa apenas necessitaremos para o desempenho de tão grande tarefa:

- Amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

Seja severo como um magistrado, mas amoroso como uma mãe, simples como uma criança e profundo como um filósofo. 

Lembrai sempre que os bons exemplos devem ser seguidos, os bons trabalhos imitados e as boas lições aprendidas e praticadas.

Com energia poderá ser espalhado os ensinamentos da Maçonaria útil a aqueles que se acham nas Trevas e trabalhar com maior dedicação pelo bem da Humidade.



Lembremos que só pela perseverança, dedicação constante, poderão os M.’.M.’. atingir a perfeição, sem a preocupação de obter qualquer recompensa.

E se chegaste até aqui e ainda não aniquilaste as paixões dentro de ti, fica apreensivo e pede a Deus piedade por esta tua jornada, porque demonstraste ser pedra Bruta e Fria, por onde resvalou sem penetrar a água Divina vertida em caudais sobre ti.


Irmão José Rubens Buiati.
  

Imagens da Internet

Nenhum comentário: