quinta-feira, 12 de setembro de 2019

18 ANOS DA ALPHA E ÔMEGA 3402



ALPHA E ÔMEGA 18 ANOS






No dia 10 de Setembro de 2019 o Irmão Orador Aldo Borges de Freitas, apresentou uma belíssima palestra sobre a fundação da Loja Maçônica Alpha e Ômega, no momento em que a Oficina completa 18 Anos.
Como abertura o Irmão Aldo solicitou ao Irmão Secretário Rodrigo Campos Oliveira, que fizesse a leitura do livro Historia da Maçonaria , escrito pelo Irmão Antônio Pereira da Silva

, onde ele narra a fundação  da Loja Alpha e Ômega sobre a ótica da história .


Durante a apresentação ele pediu aos Irmãos Irineo de Paula Waismann, José Rubens Buiatti e André Luiz Borges também fundadores presentes, para descreverem suas imprensões sobre a criação da Loja.


 O Irmão Aldo começou dizendo que a história em geral, é sempre contada a partir do ponto de vista do historiador. Mas a narração do Ir.'. Antônio Pereira, conseguiu ser fiel aos princípios e acontecimentos que nortearam a fundação da Loja Maçônica Alpha e Ômega. Além do fato histórico narrado eu acrescentaria dois aspectos de realce dessa sublime Loja:  1º - A Alpha e Ômega foi uma das poucas Lojas no nosso Oriente que NÃO se formou por causa de dissidências. 2º - O motivo primitivo de sua existência, e que era bem claro para seus fundadores, era apoiar as obras assistenciais do Centro Comunitário Alfa e Ômega, manter a integridade do seu patrimônio, e estabelecer na cidade, mais um importante espaço maçônico, como de fato hoje é. As Lojas que para aqui vieram, todas foram exortadas para esse fim, antes de serem admitidas como companheiras nessa importante tarefa.



 Quatro Irmãos fundadores  hoje ainda permanecem ativos no nosso quadro, 3 tiveram que se ausentar naqueles primeiros momentos, por motivo de trabalho:
O Irmão Irineo foi para o Japão, O Irmão Zé Rubens foi comprar arroz no Mato Grosso e o Irmão André, foi para Itumbiara, trabalhar numa indústria de transformação de couros. Mas são irmãos que foram capazes de sentir o clima Alpha e Ômega, mesmo estando distantes, e suas percepções sobre a Loja são de suma importância para todos nós.

Ao Irineo ele perguntou :

A Loja Maçônica Alpha e Ômega foi fundada dentro do espírito exotérico dos fundadores do Centro Comunitário Alfa e Ômega, e por isso mesmo assumiu de cara o mesmo nome para não se desgarrar dos seus princípios.
Você foi o primeiro tesoureiro da Loja. Fale para nós de suas lembranças e suas expectativas.
O Irmão Irineo relatou a todos os presentes sobre as dificuldades encontradas no início em relação as finanças da Loja, sendo que muitas vezes os fundadores precisaram colocar recursos próprios para atender as necessidades do momento, ele próprio enviava do Japão as suas mensalidades durante o período que esteve naquele país, sempre pesando na manutenção da Loja.

Ao José Rubens ele afirmou :

O Rito Brasileiro adotado pela Loja é chamado de Rito Teísta e tem uma característica que vale ressaltar: Enquanto o Rito Deísta, (Rito Escocês) acredita que os seres, uma vez criados pelo Grande Arquiteto do Universo, passam a evoluir por si mesmos, e sem a interferência da Entidade Criadora, um Rito Teísta, como o Rito Brasileiro admite não só a existência de um Deus Criador, mas principalmente, a sua ação providencial no Universo. O Teísmo aceita, portanto, que o Supremo Arquiteto do Universo age sobre o mundo físico e sobre as pessoas, constituindo-se assim em uma quase doutrina religiosa, na medida em que busca o aprimoramento moral e espiritual do homem, através do contato e da ligação com Deus.
                                      Ser um Rito Teísta como é o nosso Rito Brasileiro significa aceitar práticas litúrgicas, cerimônias e doutrinas que se assemelham às religiões.

Um exemplo disso é o acendimento das velas branca, vermelha e azul que em magia, representam a sabedoria (branca), a força (vermelha) e a beleza (azul), e que evocam a presença das luzes do Supremo Arquiteto do Universo entre nós, através dos seus  três principais atributos que são: a Onisciência, a Onipotência, e Onipresença.

O Irmão José Rubens lembrou que  nosso Irmão fundador Klinger Porfírio, hoje no Oriente Eterno, falava que se fosse possível, nós deveríamos abrir o Evangelho Segundo o Espiritismo, ou mesmo o próprio Livro da Lei, aleatoriamente, e fizéssemos comentários na Ordem do Dia sobre o assunto que aparecesse na página aberta.
Isso se deve  a crença religiosa da maioria dos Irmãos do quadro, falou também das proteções que se formaram em torno da Loja, devido a Egrégora criada pelos seus fundadores e os Irmãos do quadro atualmente, sempre com o pensamento no mesmo objetivo, direcionar a Loja para a prática do Amor e da Caridade. Reafirmou também que Tudo que está em cima é do mesmo jeito que está em baixo ...

Ao Irmão André Borges ele questionou :

Nós sabemos que tudo que fizermos de bom, é isso que receberemos, assim como o que fizermos de mau, é isso que receberemos pelas leis físicas de causa e efeito.
Também acreditamos na formação de uma Loja Maçônica nos planos superiores, sempre que abrimos os trabalhos e estabelecemos nossa egrégora.
Essa premissa pode se amparar no Livro da Lei onde encontramos em Mateus 18:18 a seguinte informação:
“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo que desligardes na terra será desligado no céu”

A nossa Loja e nós, os obreiros, temos permanecido fieis a esses valores?

O Irmão André falou da NOSSA PROTEÇÃO:
Sempre que uma alma nasce na Terra há uma lei do plano espiritual que assegura a permanência de um espírito mais elevado que vem zelar por ela durante toda a sua existência física. A vida humana seria por demais complicada, dura a atribulada se de vez em quando não recebêssemos um influxo suave e revitalizante que vem dos seres angelicais.

Por isso, nos é enviado um ser espiritual que fica conosco desde o momento do nascimento até o dia de nossa morte, e frequentemente vem nos receber até mesmo logo após nosso desencarne. Algumas vezes, o mesmo protetor pode permanecer com uma pessoa por várias existências físicas, se assim for determinado.

Assim é nossa querida Alpha e Ômega, o encontro de determinadas pessoas que conviveram em vidas passadas pode ter sido um fator desencadeante para a emergência de muitas recordações de vidas passadas. Esse encontro é, na realidade, um reencontro, que pode ter ocorrido não apenas em uma, mas em muitas vidas passadas, pelo menos com alguns de seus preceptores.

Esse reencontro gerou certa confusão e angústia nos irmãos, além de algumas somatizações físicas. Por outro lado, permitiu um reconhecimento de muitos que amamos. O amor não surgiu ali, naquele momento, ele é um encontro que traz uma bagagem de lembranças positivas e negativas, formando uma torrente forte de emoções, sensações e pensamentos causando impressões bem intensas.

Assim, era necessário criar uma relação sadia entre os irmãos, relação essa que necessitava de responsabilidade em cada função assumida e desempenho com zelo e atenção.
O caminho mais realista para um melhor êxito era nos preparar para desenvolver uma percepção, mas inteligente e rica de crenças a respeito de todos os problemas que surgiam em nossa volta.

Tínhamos a necessidade da beneficência e da caridade para o nosso desenvolvimento humanitário.

NASCEU A LOJA ALPHA E OMEGA
A Loja Maçônica Alpha e Ômega foi fundada em 07.09.2001, dentro do espírito exotérico dos fundadores do CECOM e tendo desenvolvida pelos seus fundadores, os quais declinamos os nomes:


ALDO BORGES DE FREITAS
ALUIZ FRANCISCO DE SOUZA
AMINTAS DE ARAUJO XAVIER
ANDRE LUIZ BORGES
ANGELO CONTINO
ANTÔNIO FARAH
ANTÔNIO RONY HENRIQUES
ARLINDO MELO FILHO
CUSTÓDIO DIAS DE OLIVEIRA
EDISON DIVINO DE QUEIROZ
EDSON ALVES
ERECRI HUMBERTO QUEIROZ
EURIPEDES MARTINS DA COSTA
HERMILON MIRANDA MOTA
HIRAN SORESINI FILGUEIRAS
IRINEO DE PAULA WAISMANN
JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA ALVES
JOSÉ RUBENS BUIATTI
JUAREZ ANTÔNIO DIAS
JÚLIO DA COSTA MAURO
KLINGER PORFÍRIO ALVES
MARCO AURÉLIO DOS SANTOS BARROS
MARCOS AURÉLIO FERREIRA S. PAIVA
MÁRIO LÚCIO SALUM
MAURO DE SOUZA
RAMON TADEU CARVALHO BUCCI
RICARDO OCHOA OLIVEIRA
SILVIO ROSA JUNIOR

ATOS DO DIA 07.09.2001

ü  Pedido de autorização para funcionamento provisório da Loja;
ü  FUNDAÇÃO DA LOJA- Pedido de concessão da Carta Constitutiva;
ü  Assinatura do Termo de Compromisso de frequência aos trabalhos da Loja;
ü  Balaústre nº 01/2001/2002 da Sessão de Fundação da Loja, onde estão descritos o “Estandarte”, “Timbre da Loja”,


·         Composição da Diretoria Provisória até a sua regularização



VM Prov      MI Aldo Borges de Freitas
Vig Prov  MM Klinger Porfírio Alves
Vig Prov  MM Mário Lúcio Salum
Secret Prov  MM André Luiz Borges
Orador Prov    MM José Rubens Buiatti
Tesour Prov MI Irineo de Paula Waismann
Chanc Prov  MM Erecri Humberto de Queiroz

Nascia, oficialmente, a nossa Loja Maçônica Alpha e Ômega.

Com ela tivemos coragem para levantar e prosseguir viagem...
Não desperdiçamos chances de avançar...
Não deixamos escoar todas as possibilidades...
Não perdemos oportunidades com gestos extremos ou impensados...
Sempre reavaliamos nossas chances...

Nos tempos atuais, recomeçar tudo e acima de tudo, encontrando dentro de nós mesmos, motivos que nos possibilitarão o conhecimento é uma arma indispensável para encarar nossas próprias verdades.

Há aqueles cujos desejos se cumprem. O que interessa é desejar, por mais que nada haja e concreto. A perseverança torna os desejos em realidade.

Que a nossa vida seja de Paz, Fé e Esperança.

Para você minha querida e amada Alpha e Ômega que está concluindo mais um ciclo neste dia 07 de setembro, desejo LUZ e AMOR nessa nova etapa, aproveite toda a energia que está sendo disponibilizada para você, pois o teu caminho é repleto de flores.

Nós te abençoamos com nossa LUZ.

 Imagens do arquivo da Loja .

Nenhum comentário: