quarta-feira, 23 de abril de 2014

A ROMÃ




TRABALHO APRESENTADO PELO IRMÃO GILDO GOUVEIA DIA 15/04/2014
NA LOJA MAÇÔNICA ALPHA E ÔMEGA


R

omã, fruto da Romãzeira, cultivada em quase todas as regiões de clima quente. Cresce em estado silvestre no oeste da Ásia e nordeste da Índia.

 A romã tem uma casca dura com muitas sementes, dizem que ela tem 613 sementes, independente de seu tamanho. Já era conhecida Hebreus e nos templos babilônicos. 

Existia uma pintura dessa fruta nos pilares do Templo de Salomão.

Na mitologia grega, Perséfone, bela filha de Deméter, a deusa da agricultura e da fertilidade, teria sido seqüestrada por Hades, o deus dos mortos. Um dia, quando Perséfone se achava colhendo flores em um prado, a terra se abriu. Hades a segurou e levou-a consigo para tornar-se rainha dos mortos no seu reino dos infernos. Deméter ficou desesperada e enfurecida com os deuses por permitirem que Perséfone  fosse seqüestrada, e recusou-se a permitir que as plantações amadurecessem.
Para fazer voltar a fertilidade à Terra, o deus Zeus pediu a Hades que devolvesse Perséfone à sua mãe. Mas, enquanto Perséfone esteve vivendo no mundo dos infernos, havia comido algumas sementes de Romã, fruta que simbolizava o casamento. Ao comer dessas sementes, Perséfone contraiu núpcias com Hades, não podendo desfazer.
Zeus estabeleceu um acordo entre Deméter e Hades, Perséfone passaria 2/3 de cada ano com sua mãe e 1/3 com Hades. Enquanto Perséfone viveu com Hades, a terra tornou-se fria e estéril, refletindo a infelicidade de Deméter. Mas, no momento em que Deméter e Perséfone passaram a viver juntas, as plantações floresceram. Os gregos usavam esse mito para explicar as mudanças registradas nas estações do ano.

O profeta Maomé afirmava: “Coma romã para se livrar da inveja e do ódio.”
Em Êxodo, 15: 13, 14 e 15 temos: … e aconteceu que, à tarde, subiram codornizes e cobriram o arraial; e, pela manhã, jazia o orvalho ao redor do arraial; e alcançando-se o orvalho caído, eis que sobre a face do deserto, estava uma coisa miúda como a geada sobre a Terra; e, vendo-as os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes, pois Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

Em Reis, 7: 18, 19, 20 e 21 temos: ...assim fez as colunas juntamente com duas fileiras ao redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre a cabeça das romãs; e assim fez também com o outro capitel;
...e os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas eram de obra de lírios no pórtico de quatro côvados.
...os capitéis, pois, sobre as duas colunas estavam também defronte, em cima do bojo que estava junto à rede;
...e duzentas romãs, em fileira ao redor, estavam também sobre o outro capitel;
...depois levantou as colunas no pórtico do templo; e levantando a coluna direita, chamou o seu nome Jaquim; e levantando a coluna esquerda, chamou o seu nome Boaz.

Na maçonaria ela coroa as colunas simbólicas localizadas na entrada  de uma Loja: (J e B), parecidas com as que Hiran colocou na entrada do templo de Salomão.
Ela representa todos os Maçons espalhados pela superfície da Terra. As sementes da romã, intimamente unidas, nos lembram a Fraternidade que deve haver entre os homens. Significa também o lugar em que os Maçons se localizam na Loja e cujos grãos significam prosperidade e solidariedade da família maçônica.

Fé e prosperidade se confundem nesse fruto que tem grande significado nas três principais religiões monoteístas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.


“Plantar um pé de Romã é plantar um pé da mais pura e sincera fé”


TRABALHO FORMULADO EM 14/11/2006



IMAGENS : ARQUIVO DA LOJA E INTERNET




Nenhum comentário: