quinta-feira, 24 de abril de 2014

SAUDADE



APRESENTADO PELO IRMÃO DAVID ARAÚJO DIA 22/04/2014
 NA LOJA MAÇÔNICA ALPHA E ÔMEGA  

COM A ILUSTRE  PRESENÇA DO IRMÃO JAIR JOSÉ DE CARVALHO - MEMBRO HONORÁRIO DA ALPHA E ÔMEGA - O IRMÃO DAVID ARAÚJO LHE DEDICOU ESSE TEXTO PARA REFORÇAR A NOSSA ESTIMA E NOSSO SENTIMENTO DE FRATERNIDADE A TODA A SUA FAMÍLIA , NESSE MOMENTO DE DIFÍCIL PROVA QUE PASSA O NOSSO QUERIDO JAIR .


Qual o significado da palavra " saudade " ? 
Ingenuamente , pude ao longo de minha vida , ouvir o questionamento com relação à origem da palavra  saudade . 
Longas discussões , reuniões literárias , tudo para uma constante busca do sentido da palavra , enquanto que , os dicionários fazem definições pontuais de um sentimento de ausência . Existem expressões indecifráveis porque não nasceram dos símbolos e nem tampouco das combinações científicas , portanto , irreais , abstratas , com existência alicerçada numa fluência maior de forças que não estão ao alcance da imaginação humana .
Saudade não é uma virtude , não é um dom , não é uma característica da alma de ninguém . É portanto , o resultado de uma obra extraordinária de Deus 

, chamada relacionamentos e reflexos das projeções de satisfação de nosso cérebro . Ter saudade é uma proposta do nosso cérebro , para aliviar a maioria de nossas perdas e de nossos lutos .

 Trabalhando inconscientemente , nosso cérebro acumula as experiências vividas e não vividas , de ontem e de hoje , nunca de caráter ruim , sempre acompanhada de prazeres e momentos de bondades que marcaram nossa vida . De onde vem a saudade ? De um corpo Divino , chamado Deus , e que gravita em tudo o quanto existe sobre a face da terra . Egoisticamente  temos que sentir saudade , é um privilégio de quem fica , nunca de quem vai ! Entretanto , quanta saudade deve sentir um espírito de alguém que partiu deste mundo para outro ; seja céu , plano espiritual , sei lá ! 

Sei e creio que a vida não é só este momento ; que pré existimos e que pós existiremos ; somos matéria inteligente , matéria permanente , constante , indestrutível . Assim nossas células inteligentes , nosso cérebro pensante , nossos sentimentos de amor , de saudade , serão sempre amor , sempre saudade . Se apesar dos percalços que nosso corpo físico e nossa mente sofrem durante nossa existência terrena , não queremos que isto acabe , que cesse a nossa vida neste plano . Gostamos de viver , de acumular saudades , lembranças boas , momentos felizes . Não queremos morrer , porque morrer é sinônimo de saudade , saudade para quem fica , saudade para quem vai . Mas falando de saudade , já estava me esquecendo de falar sobre a saudade :

 Deus , infinitamente perfeito , Onipotente , capaz de tudo ; Onisciente : que sabe de tudo ; Onipresente ; presente em tudo e em todos nós , perpetuou sua obra no esplendor do projeto HOMEM / MULHER ;

 dotou estas lindas criaturas , perfeitas e maravilhosas de um sentimento chamado AMOR ; AMOR  tal como saudade , também não se define . E não é porque não tenha ou tenha como vocábulo em outras línguas , é porque AMOR é um abstrato mensurável , é uma ilusão real , é uma hipótese verdadeira , um brinquedo de gente pequena , de gente miúda e de gente graúda , de pobres e de ricos , de raças inúmeras , de coisas que parecem irracionais , de lugares que parecem mudos , de paisagens que mudam de cenário como nuvens mudam de lugares , de formato , de cores . É desse AMOR que eu falo , que nasce da danada da saudade ! danada porque nasce do amor e cresce no sofrimento , na angústia do perder . Danada , porque não tem remédio para a sua cura ; ela é só doença ... doença que eu vou levar , que vou deixar , que você vai penar , que eu vou penar , que todo mundo vai ter que carregar , até quando ? Não sei , até lá nesse Deus , PRESENTE , CONSCIENTE , POTENTE . DEUS QUE FEZ A SAUDADE !

David Araújo 

Nenhum comentário: