terça-feira, 12 de novembro de 2013

ESPIRITUALIDADE E ÉTICA DA PROSPERIDADE

Segue abaixo a apresentação do Irmão Joel de Jesus Branco , membro da Loja Maçônica Acácia do Triângulo , na Loja Alpha e Ômega neste último dia 05/11/2013 .



ESPIRITUALIDADE E ÉTICA DA PROSPERIDADE




_ Introdução livre.
_ Não venho ensinar nada. Trago simplesmente o resultado de minhas reflexões e estudos pessoais sobre o tema, em nível transdisciplinar. Diante disso, não trago aqui uma tese que precise de citações e vínculos acadêmicos. A verdade das mesmas saberá chegar ao coração de cada um.
_ Para melhor compreensão do tema proposto, quero inicialmente buscar definições bem sintéticas sobre conceitos de:
_ ESPIRITUALIDADE: consciência transcendental;
_ ÉTICA: ação ou pensamento concordante com o fluxo da Criação;
_ PROSPERIDADE: modelo de excelência da Criação.
Proponho então uma reflexão sobre a ESPIRITUALIDADE E ÉTICA DA PROSPERIDADE, À LUZ do MODELO DE MANIFESTAÇÃO DA CRIAÇÃO.
Muito já foi dito e escrito sobre o tema, mas menos vezes sob essa visão espiritualista.
A Maçonaria é uma Ordem Iniciática por excelência e Cabalística por natureza.
Lembramos que Kabbalah significa RECEBER.....Aqui e Agora!!!!!!!
Segundo o ZOHAR, o Livro do Esplendor, que é a codificação da TORÁ, quando Deus criou o mundo, Ele o fez com o segredo das letras do alfabeto hebraico.
As letras começaram a girar, partindo da última até chegar à primeira. Ele criou o mundo com as inscrições do NOME SAGRADO e as letras circundaram o mundo com inscrições.
Quando o mundo se tornou manifesto, quando se expandiu e foi criado e as letras estavam girando para criar, Deus disse que o mundo deveria ser concluído com a letra YUD, a décima letra.
A letra TET, a nona letra, ficou suspensa no ar naquele lugar, onde o anjo destruidor não teria domínio. TET é a letra que ilumina a VIDA com IMORTALIDADE.
Todos os livros sagrados legados à humanidade, indicam a Criação como uma Concepção Divina, e afirmam que o Homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Na verdade, afirmam que os processos de criação do homem são os mesmos do Criador, significando que apenas mobilizamos uma parte ínfima da Criação, através dos nossos processos mentais particulares de criação ou realização de todos os nossos desejos humanos.
Chegam a nós por ensinamentos e por experiências pessoais, que quanto mais semelhantes nossos desejos forem aos desejos do Criador e de sua Criação, mais facilmente se manifestarão, pois estaremos simplesmente no fluxo cósmico da Criação.
A MANIFESTAÇÃO SEGUNDO A ÁRVORE DA VIDA
Todas as manifestações em nosso universo, seja de um negócio próprio, seja do nascimento de uma árvore...qualquer coisa realizável, seguem a mesma sequência de fases e se propaga de ALTO a BAIXO na ÁRVORE DA VIDA.
Há quatro mil anos a Kabbalah elaborou esse conceito, o que em uma linguagem muito compreensível chamou AS QUATRO FASES:
_ FASE UM : O potencial do potencial (Correspondente ao Topo da Árvore da Vida).
_ FASE DOIS: A concretização do potencial.
_ FASE TRÊS: O potencial da concretização.
_ FASE QUATRO: A concretização da concretização (Correspondente ao Nosso planeta).
Para compreensão dessa sequência de manifestação, façamos uma analogia com a construção de um edifício.
Na FASE UM, O potencial do potencia, um investidor resolve construir um grande edifício de escritórios no centro comercial da cidade. Embora ele veja em sua mente o edifício já construído, este existe na consciência, no estado não físico de puro pensamento. Esse é o nível de puro potencial. É o potencial do potencial.
Na FASE DOIS, o investidor contrata um arquiteto para desenhar o projeto do edifício. Neste nível, seu potencial que estava apenas em sua consciência está evoluindo, pois está sendo expresso e concretizado no papel. O pensamento agora existe em duas dimensões: na consciência e na planta física. É a concretização do potencial.
Na FASE TRÊS, toda a matéria prima para a construção do edifício é comprada e enviada para o local da construção. Todos esses elementos aparecerão ao final na concretização do prédio. O conceito de um edifício pronto está agora no estado de potencial físico, oposto ao estado de potencial mental. É o potencial da concretização.
Na FASE QUATRO, o edifício está pronto. O investidor dá uma entrevista à imprensa e apresenta ao mundo a torre de escritórios construída. É a concretização da concretização.
Tudo em nosso mundo passa por essas  QUATRO FASES. O que inclui a criação de um negócio, ou casamento bem sucedido, a produção de um filme sucesso de bilheteria, etc...
As QUATRO FASES  também são visíveis na falência de um negócio, no fim de um casamento e no fracasso de bilheteria de um filme.
O PODER DA FASE UM:
Pelo fato de a Fase Um conter tanto o germe original do pensamento com também a sua manifestação final, ela contém dentro de si todas as outras fases, ou seja, as Fases Dois, Três e Quatro!
Isso nos leva a um grande princípio da Kabbalah:
o fim está sempre contido no início” ou “A causa sempre contém o efeito
O SEGREDO DA FASE UM:
Quando se altera um galho de uma árvore, só ele é afetado. Mas quando se modifica uma semente, tudo é afetado: a raiz, o tronco, o galho, a folha e o fruto final. Isso é o máximo de controle. É o único meio de efetuarmos uma mudança genuína em nosso mundo e em nossa vida. Esse nível de semente, o nível máximo, NUNCA É ENCONTRADO NO NOSSO MUNDO FÍSICO.
Tudo que é físico começa primeiro no estado conhecido como consciência. A FASE UM É PURA CONSCIÊNCIA!!!
O PROBLEMA DA FASE UM:
Noventa e nove por cento do tempo nossos atos têm origem no EGO e nos comportamentos reativos, aqueles do querer só para si mesmo. Não estamos seque cientes disso.
Não temos consciência da existência dessa força cósmica extraordinária que nos puxa para baixo, para as coisas egoístas, o tempo todo. Assumimos a propriedade desses pensamentos e desejos, porque não estamos cientes da presença independente do EGO em nossas vidas. Assim é que todas as nossas atividades são motivadas por interesse próprio, algumas vezes isso é muito claro, mas na maior parte do tempo, é tão sutil que nos engana. Assim é que cada ação que praticamos, cada empreendimento que começamos, seja um relacionamento pessoal ou profissional, está enraizado no ego e no interesse próprio.
O EGO SE INFILTRA NA FASE UM. E o Ego não produz Luz; ao contrário, produz separação. Dessa maneira, em algum lugar mais adiante, nas Fases Dois, Três ou Quatro, fracasso ou caos se materializarão em nossas vidas.
UM MODELO OU SÍMBOLO PARA O NOSSO SER.
Há muito a natureza humana é representada por SIMBOLICAMENTE por três esferas concêntricas.
A esfera central, o núcleo mais interior, é o EU SUPERIOR, que faz parte da inteligência e do amor universal que permeia a Vida; em suma é DEUS. É a centelha divina. O Eu Superior é espontâneo, criativo, livre. amoroso, generoso. onisciente e capaz de alegria e felicidade infinitas.
A camada que encobre o EU DIVINO é o mundo oculto de egocentricidade que denominamos Eu Inferior. Esta é a nossa parte não desenvolvida, que ainda contém emoções negativas, pensamentos negativos e impulsos como medo, ódio, inveja, crueldade e muitas outras características negativas.
A camada mais externa, que as pessoas utilizam como um escudo protetor para encobrir o Eu Inferior e muitas vezes também o EU SUPERIOR, é a Máscara ou autoimagem idealizada.
O trabalho de reconhecimento dessas fases em nós mesmos e a busca da predominância da Esfera Centra, nos proporcionará uma visão à IMAGEM E SEMELHANÇA da Visão do CRIADOR.
NA TERMINOLOGIA CRISTÃ, NÓS E O PAI SEREMOS UM !!!
O ENGANO DO PENSAMENTO POSITIVO:
A máxima ética é aquela em que beneficiamos aos outros e depois a nós mesmos! É sobre esses pensamentos selecionados que devemos pensar positivamente.
Não são os pensamentos negativos os causadores de nossos problemas. SÃO OS PENSAMENTOS EGOISTAS!!!
Pensar positivamente em realizar os nossos desejos auto-centrados representa o lado escuro da Lei da Atração.
LEMBRO AQUI OS PERIGOS DO FAMOSO LIVRO (E FILME) "O SEGREDO", citado no livro O CÓDIGO DE MOISÉS, onde o autor chama atenção sobre os perigos de não se submeter nossos desejos à ÉTICA ESPIRITUAL.
PODEMOS TER PENSAMENTOS POSITIVOS O TEMPO TODO SOBRE O QUE QUEREMOS RECEBER DA VIDA, MAS É FUNDAMENTAL TER CONSCIÊNCIA DA NATUREZA DESSES DESEJOS. SÃO DESEJOS EGOISTAS OU ALTRUISTAS?
SE FOREM EGOISTAS, ESTAREMOS OPERANDO NO MODO RECEPTOR, ONDE TUDO TEM A VER SÓ COMIGO, SEM LEVAR EM CONTA O BENEFÍCIO DE OUTREM.
SE FOREM ALTRUISTAS, ESTAREMOS BENEFICIANDO TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS E ESTAREMOS DE ACORDO COM A ÉTICA MÁXIMA!!!
A partir desta visão, a aplicação das Quatro Fases na manifestação dos nossos desejos só criarão Realizações Felizes.

Podemos compreender melhor agora a máxima maçônica: "O maçom não se empenha em nenhum projeto ou empreitada sem primeiro invocar o GADU".
Em outras palavras, O Sucesso e a Prosperidade sendo a condição de manifestação eficiente e plena de DEUS, carrega consigo a natureza Espiritual e a Ética da divindade em PLENITUDE.
QUE A REALIDADE DE DEUS COM TODA A SUA LUZ SE FAÇA PRESENTE NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS, INCLUINDO NOSSAS FAMÍLIAS, O QUE CERTAMENTE SE MANIFESTARÁ COMO PROSPERIDADE, PAZ, SAÚDE, LUCIDEZ, FELICIDADE E PROTEÇÃO PARA TODOS NÓS.


JOEL D. JESUS BRANCO
Uberlândia, 05 de Novembro de 2013.


Nenhum comentário: