segunda-feira, 14 de julho de 2025

TRABALHO APRESENTADO EM LOJA

Dia 08 de Julho de 2025, durante Sessão na Loja Maçônica Alpha e Ômega, o Irmão Segundo Diácono  Ronnan Carlos Alves Mendes apresentou o  trabalho abaixo  ressaltando o Maior Mandamento : 

 Ágape – O Amor que Transforma

Peço a palavra para compartilhar uma breve reflexão, inspirada no amor de Cristo – o amor Ágape –"Amai ao próximo como a ti mesmo."




Ágape é mais do que um sentimento. É uma entrega profunda, incondicional, desinteressada. É o amor que Cristo nos ensinou com seu exemplo: silencioso, firme e verdadeiro. Mas esse amor traz consigo uma ordem inversa e essencial: amar ao próximo... como a si mesmo.

Irmãos, como amar verdadeiramente ao outro, se não nos amamos? Como servir, se estamos exaustos? Como ajudar a erguer, se mal conseguimos ficar de pé?

A Maçonaria, escola de homens livres e de bons costumes, nos ensina que o Templo mais importante a ser construído é o nosso próprio ser, o nosso próprio templo.



 Somos obreiros do espírito. E o trabalho começa dentro. A lapidação da pedra bruta é um ato de amor próprio. Cuidar da mente, do corpo, do espírito... É uma preparação sagrada para então estender a mão ao irmão, com equilíbrio, com verdade, com firmeza.

Quando Cristo nos pede que amemos o próximo como a nós mesmos, Ele não diz apenas “ame o outro”. Ele nos lembra: primeiro, aprenda a se cuidar. A se valorizar. A se perdoar. Só assim o amor se torna verdadeiro. Só assim podemos ser instrumentos de luz.

Dentro de Loja, somos convidados à reflexão constante, à prática da caridade, da fraternidade e da solidariedade. Mas saibamos, Irmãos: a verdadeira caridade começa na alma do próprio homem. Não por egoísmo, mas por sabedoria.

Pois aquele que está bem... Aquele que se conhece, se fortalece e se equilibra... Esse sim pode ajudar com alegria. Pode amar com consciência. E pode servir com plenitude.

Que possamos viver o amor Ágape, Não apenas como um ideal cristão, Mas como uma prática diária em nossa jornada maçônica.

Reflexão

Amor, sentimento mais sofisticado da consciência humana, de tal modo que somente os seres humanos podem sentir. Mas sua sofisticação implica que, para que ele aconteça, tem que ter como percursor a ele outros sentimentos. De modo que somente mais adulto você sente ele plenamente, assim o amor só pode ser conquistado se, antes, o objeto de amor tiver sido objeto de respeito e admiração. Quem não é respeitado e admirado, JAMAIS será amado.


IR.'. RONNAN CARLOS

Imagens da Internet 



Nenhum comentário: