segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O TRABALHO

CLIQUE E OUÇA ENYA 
Watermark by Enya on Grooveshark


TRABALHO APRESENTADO PELO IRMÃO ARMANDO BIZINOTTO 

Meu pai trabalha até agora , e eu trabalho também .

Trabalho é qualquer atividade intelectual ou material , destinada a alcançar algum objetivo ou produzir alguma coisa . O trabalho , sendo uma lei Natural , ' constitui uma necessidade , e a civilização obriga o homem a trabalhar mais , porque lhe aumenta as necessidades e gozos ' .
Por trabalho se entendem não só as ocupações materiais executadas com auxilio do corpo físico , mas também as de natureza intelectual . Aliás , toda ocupação útil é trabalho . O trabalho , para o homem , visa a conservação do corpo e ao desenvolvimento da faculdade de pensar .
Nenhum indivíduo será capaz de atingir a redenção moral e intelectual sem o esforço próprio que é necessário ao equilíbrio humano . Sem o trabalho , viria o caos . Com o seu poder CO criador , isto é , em parceria com as leis do Supremo Arquiteto do Universo , o homem avança cada vez mais em busca da solução de seus problemas físicos e morais . O trabalho representa ação , movimento , que impulsiona o progresso .
Tudo na natureza é trabalho . Os próprios animais sob a influência do instinto ,
trabalham em benefício de sua própria conservação e do ecossistema .
A natureza do trabalho esta relacionada a natureza das necessidades . Quanto menos materiais são estas , menos material é o trabalho , sem que exista ociosidade , o que seria um suplício , em vez de ser benefício .
Ser gregário por natureza , o homem sempre viveu em sociedade . Nas eras primitivas , o homem era nômade , isto é , não tinha morada fixa , pois vivia de lugar em lugar , a procura de alimentos vegetais e da caça , morava em cavernas e vivia em bandos , para se protegerem das interpéries e dos outros inimigos naturais . As habitações , as terras , as águas e os bosques sempre dependeram do próprio esforço , ou seja do trabalho .
O trabalho deriva da raiz grega érgon , com sentido de ação e do latim tripalium, antigo instrumento de tortura , por isso a ideia primitiva do trabalho estava associada ao sofrimento , o que era muito comum entre os povos submetidos à escravidão , que se viam obrigados a trabalhar sem nada receber em troca .
Com o progresso da civilização , esse sentido modificou-se , evoluindo para esforço e depois para a obra . Hoje em dia , trabalhar , para muitas pessoas , é motivo de prazer , de realização , o que levam muitos a dizer : o importante não é fazer o de que se gosta , mas gostar do que se faz .
Mediante o trabalho , o homem modifica o seu meio , transforma seu habitat , cria melhores condições de conforto , cria necessidades novas . O trabalho , portanto , é um veículo de renovação , uma necessidade econômica e social outorgada ao homem para a construção de sua própria felicidade .
Sem o trabalho , o homem permaneceria estacionado na infância moral e intelectual , no estado de natureza . Com o trabalho , o homem prove o seu alimento , a sua segurança e o seu bem estar . O trabalho e a oração constituem as mais poderosas proteções contra o mal , uma vez que possibilitam ao espírito corrigir as imperfeições e disciplinar a própria vontade .
Os dessabores que o homem experimenta quando está no ócio é a estagnação da inteligência , a rotina , a sensação de inutilidade , o tédio e o crescimento do mal .
O limite do trabalho é o das forças de cada um . O repouso também decorre da lei natural , descanso necessário ao refazimento do corpo físico e do intelecto , que não se confundem com a ociosidade , que é descanso inoperante . A aposentadoria , por exemplo , vem a ser um prêmio ao esforço despendido pelo homem , que lhe proporciona o indispensável sustento nos dias de velhice , época em que se esvaem as forças , o poder criativo e a agilidade na execução das tarefas de subsistência .
É importante salientar que o declínio das atividades na velhice se deve ao desgaste do corpo físico , mas o espírito continua senhor de suas faculdades e do progresso alcançado .
O terceiro mandamento da Lei Mosaica , que se determina a santificação do sábado , representa a instituição do descanso semanal , medida útil destinada a proteger o corpo do esgotamento resultante do excesso de trabalho . Esta recomendação de Moisés , por inspiração de Forças Superiores , foi assinalada pelos Hebreus como um dia sagrado , místico, um dia específico da semana para descansar . Os Judeus , descendentes dos Hebreus , conservaram a tradição , a ponto de considerarem um atentado contra o Supremo Arquiteto do Universo trabalhar no sábado .
Jesus , entretanto , que trabalhava aos sábados , curando e consolando os enfermos , deixou bem claro que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado ., querendo dizer com isso que não é preciso um dia específico para descansar , pois que mesmo descansando , trabalhamos . A natureza , o corpo humano trabalha se cessar , o cérebro , o coração não para de trabalhar um minuto se quer . Os hospitais não fecham , estão sempre trabalhando , os bombeiros , os meios de transporte , etc...
Impossível , pois , parar o mundo por causa de um dia do calendário profano . O que importa é que todos descansemos , embora em dias alternados , de acordo com necessidades e conveniências de cada um , de sua profissão , de suas atividades , de seus limites .
Atualmente , com o progresso da medicina e das condições sociais , o homem vem aumentando cada vez mais sua expectativa de vida . Sendo assim , mesmo quando se aposenta , o homem não deve paralisar totalmente suas atividades . Deve , aproveitando-se da experiência adquirida , procurar substituir a sua rotina por alguma atividade edificante , embora mais leve e mais adequada as suas aptidões e gostos , de preferências em benefício do próximo , para que suas energias não venham a apodrecer , lançando-o na depressão e na sensação de inutilidade .
Poucas pessoas estão conscientes da importância dessa fase da vida , muitas param de trabalhar na plenitude de suas forças físicas , sem qualquer preparo psicológico para administrar o seu tempo livre , e acabam adoecendo ou enveredando-se em vícios perniciosos a saúde física e moral .
Meu pai trabalha até agora , e eu trabalho também .

Armando Bizinotto Neto
M.'.M.'.

Nenhum comentário: