quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

REFLEXÕES PARA UM ANO NOVO


      APRESENTADO PELO IRMÃO MARCOS FERREIRA VASCONCELOS

Amados Irmãos, ao encerrar nossas atividades, na última reunião de 2013, me foi solicitado que eu preparasse um trabalho o qual seria apresentado em nossa primeira reunião de 2014,
Prontamente acatei a solicitação do nosso 2º Vigilante, nosso Ir.´. Lindomar.
Para que eu pudesse me preparar e redigir esta peça a qual trago aos irmãos, comecei a fazer alguns questionamentos em busca de um tema.
Fiz algumas leituras de artigos publicados na internet, e-mails que recebo de irmãos, livros relativos à Ordem e uma recapitulação de nossos Rituais com intuito de trazer algo que não fosse apenas um texto retirado de outros tantos já publicados, mas que pudesse expressar os meus próprios pensamentos, crenças e questionamentos.
Durante alguns dias fiquei meditando e para minha surpresa, foi exatamente na reunião familiar do dia 31 de Dezembro, também conhecida como Festa de Reveillon, que me veio a inspiração maior de como compartilhar com os irmãos sobre o que eu absorvi de aprendizado e o que eu queria repassar aos irmãos:

Pergunto:
-O que comumente fazemos nos últimos dias de cada ano que se encerra?
Recapitulamos nossas realizações, nossas falhas e normalmente nos propomos desafios e promessas para o ano que se inicia.
-Quem nunca, no seu íntimo e em momento de reflexão não fez nenhum tipo de promessa para o ano que se inicia?
Acredito que todos o façam.

Meus irmãos aproveitando o dia de hoje, nossa primeira reunião do ano que se inicia, é que faço a cada um dos irmãos as mesmas perguntas que tenho me feito diariamente:

- Estou realmente praticando o juramento que fiz?

- Eu tenho sido presente às necessidades dos meus irmãos?

- O que eu posso fazer de diferente neste ano que se inicia?

Para encerrar faço a leitura de uma passagem Bíblica, do livro de São Marcos - 11 : 12 a 14 e 20 a 23.

Parábola da Figueira que Secou.
Quando saiam de Betânia, ele teve fome: - e, vendo ao longe uma figueira, para ela encaminhou-se, a ver se acharia alguma coisa: tendo-se, porém, aproximado, só achou folhas, visto não ser tempo de figos. – Então, disse Jesus à figueira: Que ninguém coma de ti fruto algum, o que seus discípulos ouviram. – No dia seguinte ao passarem pela figueira, viram que secara até a raiz.

A figueira que secou é o símbolo dos que apenas aparentam propensão para o bem, mas que em realidade, nada de bom produzem: dos oradores que mais brilho tem do que solidez ...”

Não sejamos, Figueiras Secas!

Fonte de pesquisa:
Ritual 1º Grau – Aprendiz Maçom – Grande Oriente do Brasil
Citação: Evangelho Segundo O Espiritismo.
Referência própria de vida.


Nenhum comentário: