quinta-feira, 29 de agosto de 2019

TRABALHO APRESENTADO PELO IRMÃO LUIZ LUCIANO

No dia 27 de Agosto de 2019 , o Irmão Segundo Vigilante Luiz Luciano Garcia apresentou na Loja Maçônica Alpha e Ômega o trabalho abaixo : 




IRMÃO LUIZ LUCIANO



O GRAU DE COMPANHEIRO
O Grau de Companheiro possui uma característica bastante forte de participação, de ação e criação em grupo, possibilitando o exercício da fraternidade com plenitude e ampliando a visão espiritual sobre a vida material. 
Usando a trolha, símbolo da indulgência, o Companheiro unirá as pedras cúbicas pela argamassa da irmandade, lançando o reboco e corrigindo as Arestas.
O Grau 2, tem como objetivo o estudo das Ciências
Naturais, da Cosmologia, da Astronomia, da Filosofia, da História e a investigação da origem de todas as causas de todas as coisas.

Dedica-se ao estudo dos símbolos, e, como o faz o 1º Grau, procura conhecer o homem como ser útil na sociedade, buscando colocá-lo a serviço da humanidade para semear bem-estar através do trabalho, da ciência e da virtude.
O Aprendiz Maçom que conclui seu tempo no estágio que lhe foi proposto, julga ter estudado e absorvido os ensinamentos de todos os símbolos que encontrou dentro do Templo, contudo verificará que, ao passar para o 2º Grau, surgem novos símbolos e novas interpretações.
O seu caminho será um pouco mas preciso e filosófico prático, sem obviamente, somar profundos conhecimentos maçônicos, exigidos gradativamente em sua elevação e posterior exaltação ao 3º Grau.
O trabalho é uma característica primordial da Maçonaria, mas é no Grau de Companheiro, que a ele se dedica, às ciências, à filosofia e às artes, ouvindo sempre, falando quando necessário e trabalhando bem e muito, dentro dos melhores princípios maçônicos.
O Companheiro exalta o trabalho, impõe ação aos instrumentos colocados à sua disposição, como o maço e o cinzel, a régua, o compasso e o esquadro, o prumo e o nível, aprendendo a manejá-los com habilidade e dedicação, buscando;


A abundância de espigas de trigo;


Transformando em Pedra Cúbica a Pedra Bruta que já desbastara; 
Escalando a escada do aprimoramento espiritual; 
Lançando-se às profundezas dos mistérios de sua existência; 
Conhecendo o significado da letra “G”, vendo e sentindo a Estrela Flamejante.   
                                                                                   
Por ser o grau intermediário dentro da Maçonaria Simbólica, assume relevante posição. 
Ser Companheiro, significa: Ser o laço de união entre o Aprendiz e o Mestre.
Não sendo mais Aprendiz e sem ter alcançado a posição de Mestre, o Companheiro coloca-se como se fora o fiel de uma balança imaginária, equilibrando posições, aspirações e tendências.
A alegria e o pensamento positivo devem acompanhar o Companheiro na construção do Templo e, maior será essa alegria, quando houver a descoberta que a construção é, na verdade, um processo de transformação, no qual, a cada pedra assentada, as virtudes vão substituindo os vícios; o espírito vai tomando o lugar da matéria; a fraternidade, pois o trabalho não deve ser apenas solitário, vai se sobrepondo ao individualismo e à vaidade !

Apresentado pelo Ir.’. Luiz Luciano Garcia.
A.’.R.’.L.’.S.’. Alpha e Ômega
Uberlândia, 27 de Agosto de 2019.

Fonte: https://blogdojovemaprendiz.wordpress.com/2015/08/08/o-grau-de-companheiro/
Postado em 08 de agosto de 2015, atualizado em 26 de fevereiro de 2016, por Ir.’. 
Valte

Imagens da Internet

Nenhum comentário: